Notícia publicada no site da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo dá conta de que este organismo contratou 88 novos médicos de Medicina Geral e Familiar para as Unidades de Cuidados de Saúde Primários. A entrada em funções destes especialistas vai garantir médico de família a mais 167.200 utentes a partir do início de setembro.

Segundo a notícia «A administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) concluiu uma nova fase de colocação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, assegurando a oferta de médico de família a mais 167.200 mil utentes que não tinham médico assistente atribuído. A ARSLVT dá assim continuidade ao compromisso de aumentar a cobertura de médicos de família aos seus utentes e com isso melhorar a resposta assistencial na Região de Lisboa e Vale do Tejo».

A colocação destes profissionais de saúde vai, segundo a ARSLVT, «Permitir reforçar a assistência a utentes de zonas carenciadas na atribuição de médico assistente. Esta medida, a par de outras que têm vindo a ser implementadas pela ARSLVT, permite aumentar o número de utentes que dispõem de médico assistente, condição importante para que se possa cumprir um dos objetivos desta Instituição: promover a saúde, prevenir e tratar a doença».

A notícia cita Luís Cunha Ribeiro, presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, que considera «Este reforço de médicos de família é um importante contributo para uma maior capacidade assistencial junto da população». Luís Cunha Ribeiro destaca ainda que «A contratação destes 88 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar é mais uma concretização, a par de muitas outras, que visa aumentar o número de utentes que dispõem de médico assistente naquela que deve ser efetivamente a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde: os cuidados de saúde primários».

A ARSLVT, com um total de 3,6 milhões de utentes, distribuídos por 15 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), «Dá assim continuidade ao compromisso de aumentar a cobertura de médicos de família aos seus utentes e melhorar a resposta assistencial na região de Lisboa e Vale do Tejo», lê-se ainda na referida notícia. Estes médicos entram em funções no início do mês de setembro, tendo a contratação sido efetuada na sequência de um concurso público que foi aberto em 26 de maio de 2015 e que se encontra agora concluído.

A notícia não esclarece se ou quantos médicos de famílias, dos nove do ACES Loures/Odivelas virão para os Centros de Saúde do concelho.