Acreditem no que vos digo… Apesar de viver num mundo que mais parece um Hospital Dr. Júlio de Matos em formato XXL o Zé é um homem feliz, embora me digam que a felicidade não é um estado permanente, mas apenas intermitente. Pois, pode ser que sim, mas cá o Finório repete: «Sou um homem feliz… Pois sou». Mas, não me peçam para explicar as razões da coisa, porque não o saberia fazer. Sou feliz e ponto final!

Na tarde do dia em que esta edição chega às vossas mãos o senhor doutor jornalista e comentador televisivo de coisas criminais, Hernâni Carvalho, lança mais um livro. Não esquecendo as suas origens odivelenses vai fazer o lançamento na mais emblemática casa cultural do concelho, o Centro Cultural Malaposta e escolheu dois odivelenses distintos para a apresentação: O advogado e deputado municipal Edgar Valles e o ex-presidente da Junta de Odivelas e ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Vítor Peixoto. O Zé envia os mais sinceros votos de parabéns ao doutor Hernâni por mais um livro e por ter escolhido Odivelas e odivelenses para a apresentação.
O evento vai decorrer no espaço a que a Malaposta chama foyer, uma designação horrível saída de uma estranha mente ou no fover como diz o convite, mas que o Zé não sabe o que é. O Zé adorava ir mas a hora do livro coincide com a hora do treino de karaté do meu neto e avô tem obrigações…

No sábado celebrou-se em Caneças o Dia Municipal do Bombeiro. O S. Pedro, que afinal até é o padroeiro de Caneças, não aceitou cunha e largou mesmo chuva da grossa o que não deu muito jeito para o programado desfile, mas como os bombeiros já estão habituados à chuva e ao sol o evento não foi adiado ou cancelado e até, segundo o Zé ouviu dizer, correu muito bem. Até o senhor comandante Manuel Varela o afirmou no sítio de todas as coisas, o Facebook: «Sábado comemoramos o Dia Municipal do Bombeiro, apesar do S. Pedro não ter escutado as nossas preses, o desfile motorizado das três Corporações de Bombeiros do Concelho foi brilhante e a Cerimónia decorreu com elevação e simbolismo que os Soldados da Paz merecem».
Apesar de ter tido muito gosto em ir, não o pude fazer por impedimentos pessoais de força maior que não me dá muito jeito revelar nesta crónica.

Recebi algumas mensagens de correio eletrónico a entranhar o facto de a senhora presidente e o senhor comandante dos Bombeiros da Pontinha não terem estado presentes nesta cerimónia. O Zé também estranhou e por isso pedi à minha amiga Penélope para apurar a coisa. Fiquei a saber que a senhora presidente da direção está de baixa e o senhor comandante estava na Lousã a dar formação. Mas, estavam bem representados pelo bombeiro Carlos Canaveira.
Vá lá, o Zé gosta muito de receber correio eletrónico, mas não acham que para má-língua já chega o Finório?

Como também disse o senhor comandante foi «Fim de Semana de “loucos” em Caneças» e no domingo houve desfile de fanfarras de bombeiros para assinalar os 22 anos da fanfarra de Caneças. Ao desfile foi dado o nome de Vítor Ramos, canecense já falecido, mas que muito trabalhou para a freguesia e também para os bombeiros. Justa homenagem. Os bombeiros são reconhecidos e não esquecem quem lhes faz bem.

O Zé foi ver o desfile. Durou quase três horas, mas S. Pedro deve ter escutado as preces do Zé, que se esqueceu do chapéu de chuva, e não mandou chuva e portantos a coisa correu bem. O Zé gostou de ver o porte e o garbo dos fanfarristas e ficou contente por ver tantas crianças e jovens nas fileiras dos bombeiros. Parabéns a todos os que por todo o país vão contribuindo para a manutenção destas fanfarras e por atraírem para esta nobre ação cada vez mais jovens.

Uma coisa que ao Zé sempre fez confusão é não haver um fardamento único para as fanfarras e ser quase cada cor seu paladar. Até havia uma que desfilou em farda de trabalho. Opções. Ah e havia uma em que a senhora do guião levava uma capa que até parecia uma daquelas super heroínas da Marvel. Pois, opções.

Mas há razões que a razão, e também o Finório, desconhecem, O concelho de Odivelas tem três fanfarras de Bombeiros… Caneças esteve lá, claro era a organização, mas a Odivelas e Pontinha o Zé não viu. Porque não foram? Pois o Zé não sabe, mas promete aqui que vai procurar saber.

O locutor de serviço foi o Pipas. Ah g’anda Luís Pereira. Mais um, canecense orgulhoso da sua terra e sempre pronto a participar. O Zé adorou…

E, mais havia a dizer, mas o sol brilha e a vida é bela. Volto para a semana, ou não.

Gambuzino ao Saco…
Gambuzino ao saco…