As Rotundas do Sr. Roubado, em Odivelas e de Santo Eloy na Pontinha inundam completamente sempre que S. pedro é um pouco mais generoso na chuva. Assim voltou a acontecer na passada sexta-feira, 17 de janeiro, provocando o caos no trânsito e obrigando os motoristas a arriscar nas travessias dos autênticos “rios” criados.

Sr. Roubado 6

 

Logo pela manhã a Rua Pedro Alvares Cabral, que liga a Rotunda do Sr. Roubado à Calçada de Carriche, inundou completamente com a água a atingir meio metro de altura entrando de rompante por algumas lojas dessa rua, como aconteceu na loja de móveis Estilo que ficou inundada e coberta de lama. Nas ruas eram visíveis os detritos arrastados pelas águas.

Carlos Dinis, comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, que o seu pessoal e material esteve várias horas no local. Durante a manhã procederam aos desentupimentos das sargetas e ao escoamento possível das águas e durante a tarde, com funcionários da Junta de Freguesia de Odivelas, procederam à lavagem das ruas que ficaram cobertas de lama.

A operação envolveu duas viaturas e sete bombeiros.

Testemunhos recolhidos junto de moradores antigos naquela zona dão conta de que esta situação só acontece depois que foram feitas as obras na Calçada de Carriche há uns anos. A água vem em grandes quantidades da Quinta das Lavadeiras e acumula-se na rotunda.

Sr. Roubado 4

Carlos Dinis disse ainda ao Odivelas Notícias que esta foi a única ocorrência na área de intervenção do seu corpo de bombeiros devido às chuvas deste dia.

Na Rotunda de Santo Eloy a situação é idêntica e há quem fale que a responsabilidade é das obras de construção do Dolce Vita Tejo e que só acontece depois da construção deste centro comercial. Como já noticiámos a Câmara Municipal de Odivelas, a Junta de Freguesia da Pontinha e o Grupo Auchan têm reunido para encontrar a origem do problema e a sua solução.

Sempre que a rotunda inunda é necessário condicionar o trânsito o que chega a acontecer durante várias horas.

Sr. Roubado 5

Pedro Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários da Pontinha disse-nos que no local estiveram quatro bombeiros e uma viatura durante a manhã.

Para além desta ocorrência os bombeiros da Pontinha registaram ainda outra situação junto à sede da União Desportiva e Recreativa da Santa Maria, na Urmeira, que obrigou ao corte da estrada.

Na área de intervenção dos Bombeiros Voluntários de Caneças registaram-se algumas quedas de árvores, segundo informou o comandante do corpo de bombeiros, Manuel Varela. Nestas ocorrências estiveram envolvidas quatro viaturas e 17 bombeiros.

 Sr. Roubado 3

 

Fotografias:  Henrique Ribeiro