Era inevitável…

Pagina 15 -  Mirante - Quadro do Pintor Henrique Tigo da coleção particular de Eusébio Pagina 15 Mirante - Eusébio Patrono do 12º Torneio do CAC em 1992

 

Era inevitável…

 

 

Efetivamente era inevitável que nesta crónica semanal se falasse de EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA.

Um homem que marcou uma geração e que reinou mais de uma década e meia, anos 60/70, tendo sido um dos melhores, se não o melhor jogador do mundo de todos os tempos.

Claro que não são possíveis comparações com Maradona, Messi, Figo ou Cristiano Ronaldo.

Outros tempos, diferentes maneiras de jogar com esquemas táticos complicadíssimos, até as bolas são diferentes, mais leves, bem como a evolução das botas etc., etc..

Ora pois bem vamos então fazer um pequeno retrato deste monstro sagrado do Futebol:

Nascido a 25/01/1942 em Lourenço Marques, Moçambique, vindo a morrer em Lisboa-Portugal a 5/01/2014 já com 71 anos devido a uma insuficiência cardiorrespiratória.

Este senhor foi e é o melhor marcador de sempre do SLB, marcando 638 golos em 614 jogos, notável!

Tem como palmarés individual e sempre ao serviço do SLB a conquista de 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Bola de Ouro tendo sido o primeiro português a receber tal distinção, 2 Botas de Ouro de melhor marcador da Europa, 7 Bolas de Prata, ainda hoje recorde nacional, entre tantos outros títulos ganhos.

O Pantera Negra como era conhecido carinhosamente, representou os seguintes Clubes um pouco por todo o mundo.

– Sporting Lourenço Marques (Moçambique)

– S.L.B. ( 1960-1975) (Portugal)

– Rhode Island Oceaneers (USA)

– Boston Minutemen (USA)

– Monterrey

– Beira Mar (Portugal)

– Toronto Metros – Croatia

– Las Vegas Quicksilver (USA)

– New Jersey Americans (USA)

– União de Tomar (Portugal)

– Buffalo Stallions (USA)

 

EUSÉBIO foi internacional português tendo vestido a camisola das cinco quinas de Portugal por 64 vezes marcando 41 Golos tendo só há bem pouco tempo Pedro Pauleta batido este Recorde.

As lesões foram uma companhia assídua ensombrando a sua vida desportiva  tendo sido operado aos joelhos por 7 vezes, condicionando o seu rendimento e a sua carreira definitivamente. Gostaria de pensar até onde é que iria este fenómeno com a medicina atual em que se recupera quase de um dia para o outro.

Pessoalmente nutro um carinho muito especial por este senhor. Foi o meu ídolo enquanto criança e meu treinador na minha adolescência no SLB, ensinando-me superiormente a marcar bolas paradas e penaltis em particular. Grande capacidade de execução e ensinamento, foi um privilégio e uma enorme honra ter sido seu pupilo!

Desapareceu um símbolo nacional. Todos nós ficamos mais pobres com a sua ausência. Imagino a saudade da sua família… Nada que se possa dizer ou fazer conforta um coração destroçado. Desejar apenas que tenham força para encarar o futuro com esperança e força de espírito. Como símbolo nacional desportivo e, segundo a minha opinião muito particular, acho que EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA deveria ter o seu lugar no Panteão Nacional ao lado de Amália Rodrigues, Aquilino Ribeiro, Teófilo Braga, Sidónio Pais, Guerra Junqueiro, Almeida Garrett, Humberto Delgado entre tantas outras celebridades.

Fiquei chocado com o comentário da Presidente da Assembleia da Republica Portuguesa, Dra. Assunção Esteves quando diz que é um processo muito dispendioso. Por amor da santa, tanto despesismo neste hemiciclo e não se honra a memória de uma referência desportiva mundial.

Espero que o bom senso e a vontade do povo imperem!

EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA fez sonhar muitas crianças até á presente data. Com a sua humildade e disponibilidade trocava um sorriso por quem passava ou facilmente dava um autografo a quem lho pedisse.

Na Pontinha e no então concelho de Loures, Eusébio ficou na História ao ter vencido o 1º Torneio Internacional Infantil do CAC, como treinador, outrora disputado na Quinta da Paiã, e uns anos mais tarde deu-nos a honra e o privilégio de ser o Patrono da XII Edição deste nobre e distinto Torneio Internacional do CAC.

Ultimamente era uma presença assídua nas finais e por vezes nas entregas de prémios.

Muito mais haveria a dizer mas de uma coisa tenho a certeza, Portugal nunca irá esquecer EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA, o Pantera Negra.

Era inevitável…