Odivelas é candidata ao Prémio “Mayors Challenge”, um concurso para projetos inovadores que visem melhorar a vida dos cidadãos. O município de Odivelas, a par de outras cidades da Europa, disputa o prémio de 5 milhões de euros para o vencedor ou de 1 milhão de euros para as cidades classificadas até ao 5.º lugar.

O concurso é lançado pela Bloomberg Philantropies, a divisão de filantropia do grupo de comunicação fundado pelo empresário e ex-mayor de Nova Iorque Michael Bloomberg.

Em toda a Europa, a competição apresenta-se renhida pois existem cerca de 200 cidades candidatas em nome de quase 100 milhões de habitantes de 29 países. São os casos, por exemplo, de Londres, Madrid, Paris e Roma.

De acordo com o regulamento, os projetos deverão ser inéditos e Odivelas apresentou o seu projeto designado por “Smart Ageing”.

Trata-se de um projeto a pensar nos idosos do Concelho de Odivelas. Na prática, a ideia é criar Gabinetes de Geriatria capazes de dar resposta às mais variadas preocupações desta faixa etária.

Mas este Projeto Municipal vai mais longe, e pretende, também, implementar um serviço inovador, que consiste na utilização de meios tecnológicos específicos que estimulam as funções cognitivas do indivíduo.

O Projeto contempla ainda a instalação de um Sistema de Vigilância Inteligente em casa dos idosos isolados e que procura dar resposta a possíveis acidentes domésticos, mortes ou desaparecimentos.

Os Gabinetes de Geriatria são, na sua essência, uma rede de apoio sustentável a pensar no bem-estar físico, psíquico e espiritual da pessoa idosa.

No próximo mês de abril, serão conhecidos os 20 finalistas e, em outubro, revelados os vencedores.