O Movimento mais Saúde de Odivelas, lançou uma petição em que exige a construção do Centro de Saúde em Odivelas.

Em nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias sobre a petição o movimento «Através das mais diversificadas formas, a população tem lutado pela criação de condições para o acesso aos cuidados de saúde, em que a construção do Centro de Saúde é uma preocupação constante. Seja através de manifestações e vigílias, seja pelo envio de moções às entidades competentes, seja pela denúncia através na comunicação social».

Mas, «Apesar das sucessivas promessas de construção do Centro de Centro de Saúde na Freguesia de Odivelas, o facto é que tudo está na estaca zero, com a agravante do encerramento da Unidade de Saúde na Rua dos Bombeiros Voluntários, em julho de 2013, ter provocado a transferência de mais de 30.000 utentes para a Ramada».

Para o Movimento Mais Saúde de Odivelas «O lançamento desta petição é mais um passo na exigência do respeito pelo direito fundamental ao acesso aos cuidos de saúde, que pretendemos levar à Assembleia da República».

Na petição afirma-se que «A construção do Centro de Saúde na Freguesia de Odivelas é uma necessidade de décadas e foi objeto de vários contratos-programa entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Odivelas. O primeiro remonta a 2001 e previa que a construção fosse concluída até 2004, o que não aconteceu.

Em julho de 2009 foi celebrado novo contrato-programa, que viria a ser alterado em novembro de 2010, apontando-se, então, a construção no prazo de 510 dias.

Existe terreno cedido pela Câmara Municipal de Odivelas e um projeto aprovado pela Administração Regional de Saúde. Em julho de 2012, através da portaria n.º 307/2012 de 30 de julho, a Administração Regional de Saúde foi autorizada a assumir os encargos decorrentes da execução do respetivo contrato-programa. No entanto a construção deste Centro de Saúde nunca teve início.

O encerramento da Unidade de Saúde que funcionava na Rua dos Bombeiros (Freguesia de Odivelas) em junho de 2013, e que levou à transferência de mais de 30.000 utentes, na maioria idosos, para o Centro de Saúde construído na Freguesia da Ramada – que é mais longe, não tem transportes adequados e obriga ao pagamento de viagens – agravou ainda mais as condições de acesso aos cuidados de saúde.

Acresce que a Freguesia de Odivelas tem cerca de 60.000 habitantes, o que corresponde a 41% da população do Concelho, sendo que 16% têm 65 ou mais anos».