O concelho de Odivelas vai apostar forte nas comemorações da Revolução dos Cravos com um vasto programa de iniciativas numa parceria da Câmara Municipal de Odivelas, da União das Freguesias da Pontinha e Famões e da Municipália. Em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, no auditório Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar (CFPSA), na Pontinha, do  as entidades envolvidas apresentaram esse programa.

25abril_5

 Susana Amador, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, não pode estar presente por motivos pessoais, como estava previsto, pelo que na mesa do evento apenas estiveram o vereador da Cultura, Edgar Valles; a presidente da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues e o presidente da Municipália, Mário Máximo.

O vereador iniciou a sua intervenção explicando a ausência da presente da câmara e agradeceu ao CFPSA pela cedência do espaço para a conferência de imprensa e almoço que se seguiu, afirmando que o centro é uma instituição de referência nacional e que muito honra o município de Odivelas. O vereador lembrou que as figuras anualmente em destaque no Festival do Chocolate de Óbidos são produzidas no CFPSA,

«Aqui posto de Comando do MFA!»

No que respeita às comemorações Edgar Valles sublinhou que os 40 anos do 25 de Abril são mais que uma mera data e são de importância extrema e por isso o programa ser mais forte envolvendo na sua realização as três entidades já referidas e com iniciativas em vários espaços, quer municipais, quer das freguesias quer da Municipália.

O vereador disse ainda que para além de comemorar a data este programa pretende também chamar a atenção para Regimento de Engenharia 1 que corre o risco de encerrar na Pontinha e passar para Santa Margaria. Para o orador, se tal ser vier a concretizar será uma grande perda para o concelho de Odivelas e para todos concelhos da grande Lisboa que perdem aí um elemento importante em termos de Proteção Civil em caso de catástrofes que atinjam a região. Para além do valor do RE 1 nessas situações há a acrescentar o fato de ter sido nesta unidade militar que que funcionou o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas que dirigiu todas as operações da Revolução dos Cravos.

O orador informou que a Comissão de Honra destas comemorações vai ser presida pelo General Ramalho Eanes, tendo sido convidados para a integrar todos os ex-presidentes da república desde o 25 de Abril, bem como os presidentes das Câmaras Municipais da Amadora, Lisboa, Loures e Sintra e os presidentes das Juntas de Freguesia de Alfornelos e Carnide.

 «5.000 Balões para lembrar Abril»

 A presidente da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues, sublinhou a convergência de esforços e vontades para a concretização destas comemorações informando que só na área da autarquia há 15 instituições envolvidas nas áreas empresariais e associativas, de âmbito desportivo, cultural e social.

A autarca explicou que embora estejam marcadas algumas iniciativas para antes dessa data o “pontapé de arranque oficial” das comemorações será no dia 30 de março no Marcado de Levante da Pontinha, onde atuará a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Odivelense.

A cara “enferrujada” do mercado vai ser mudada nesse dia com a colocação de 20 painéis alusivos ao 25 de Abril executados por alunos da Universidade Europeia. «Assim a entrada da Pontinha ficará com mais brilho e alegria».  Do vasto programa a oradora destacou a iniciativa Pedalar pela Liberdade, o Torneio da Liberdade, o Baile dos Cravos e o Desfile dos Cravinhos e o lançamento de 5.000 balões.

 «Convergência de esforços para um programa rico»

 Mário Máximo, presidente da Municipália, sublinhou o trabalho em parceria das várias entidades envolvidas nestas comemorações considerando que só assim foi possível um programa tão rico e tão vasto, destacando alguns dos eventos que irão decorrer no Centro Cultural Malaposta como a exposição sobre os 40 anos do 25 de Abril, o documentário Terra de Ninguém, de Salomé Lamas e o filme Cartas da Ditadura, de Inês Medeiros.

 25abril_1

Programa

 

24 de março – 15h00 – Visita de Alunos do Agrupamento de Escolas da Pontinha ao Forte de Peniche.

26 de março a 30 de abril – Exposição Música de Abril na Sede da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões.

30 de março – 09h00 – 1º Passeio da Liberdade em Bicicleta.

30 de março – 15h00 – Abertura das Comemorações. Inauguração de Painéis e concerto pela Banda da SMO. Mercado de Levante.

1 a 30 de abril – Exposição o 25 de Abril na Filatelia Portuguesa. Paços do Concelho.

1 a 30 de abril – Exposição “Autocolantes de Abril”. Loja do Turismo.

Descrição: A exposição “Autocolantes de Abril” apresenta um conjunto de autocolantes mais significativos de quatro circunstâncias

1 a 30 de abril – Exposição objeto do mês: “O Movimento dos Capitães – o programa do MFA”. Centro de Exposições de Odivelas, Paços do Concelho e  Loja do Turismo.

02 de abril – 14h30 – Visita ao posto de comando do MFA– intercâmbio de alunos Posto de Comando do MFA.

03 a 30 de abril – Exposição Contar Abril em BD. Biblioteca Municipal D. Dinis.

3 a 30 de abril – Exposição “Da Monarquia ao 25 de Abril”. Biblioteca Municipal D. Dinis

3 a 30 de abril – Exposição “Livros censurados durante o Estado Novo”. Biblioteca Municipal D. Dinis

05 de abril – Todo o dia – II Torneio de Futebol da Liberdade. Campo União Desportiva e Recreativa Sta. Maria.

15 de abril a 18 de maio – Exposição Revolução dos Cravos. Centro de Exposições de Odivelas.

22 de abril – 14h30 – Baile do Cravos e entrega dos Prémios do Concurso de Poesia. Salão Nobre da Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões, na Pontinha.

22 de abril a 11 de maio – Exposição Evocativa dos 40 anos da Revolução de Abril. Centro Cultural Malaposta.

23 de abril –  21h30 – Documentário Terra de Ninguém, de Salomé Lamas. Centro Cultural Malaposta.

23 e 24 de abril – II Congresso de Odivelas “40 anos de abril”.  Posto de Comando do MFA

24 de abril a 24 de maio – Exposição Um Olhar sobre o 25 de Abril. Mercado de Odivelas e Pavilhão Polivalente de Odivelas

24 de abril –  às 10h00 – Desfile dos Cravinhos. Desfile pelas ruas da Pontinha a terminar no Regimento de Engenharia Nº 1.

24 de abril –  às 17h00 Sessão Comemorativa do 25 de Abril. Posto de Comando do MFA

24 de abril – às 20h30 – Sessão Solene Evocativa dos 40 anos do 25 de Abril. Salão Nobre da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões.

24 de abril – 23h00 – Entrega dos 40 cravos ao comandante do RE 1 e fogo-de-artifício. Porta do Regimento de Engenharia Nº 1

25 de abril – 09h00 – Desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Pontinha pelas ruas da vila.

25 de abril – 9h30 – Manhã desportiva de crianças e jovens. Chafariz Del Rei, Póvoa de Santo Adrião

25 de abril –  10h30 – Corrida da Liberdade. Regimento de Engenharia Nº 1

25 de abril –  às 11h00 – Marcha de Abril – desfile da Fanfarra dos Bombeiros de Odivelas. Vila de Famões.

25 de abril –  21h00 – Peça “40 anos de Abril e Agora!”. Grupo de Teatro da SMO. Salão Nobre da Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões, na Pontinha

25 de abril –  21h00 – Filme Cartas a Uma Ditadura, de Inês Medeiros. Centro Cultural Malaposta.

25 de abril – 21h30 – A Poesia nos 40 anos de Abril, com Mário Máximo e José Fanha. Centro Cultural Malaposta.

Texto: Henrique Ribeiro

Fotografias: Francisco Godinho

reportagem