Esta sexta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Água, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Loures apresentaram um plano que pretende reduzir em 50% as perdas de água o que significará uma poupança de cerca de 3 milhões de euros.

smas_1A “Estratégia para Redução de Perdas de Água nos Concelhos de Loures e Odivelas”, área de intervenção dos SMAS, tem um horizonte de quatro anos e visa melhor gestão e proteção dos recursos hídricos, garantindo a todos o acesso à água. A apresentação teve lugar no Palácio do Marqueses da Praia e Monforte, em Loures e contou com a presença de Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures

O consumo fraudulento ou abusivo, a utilização indevida ou descuidada e as perdas de água em roturas e outras avarias do sistema de abastecimento, são as principais causas dos valores de perda excessivos no processo de gestão e distribuição da água que esta campanha pretende combater.

Segundo Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Loures, será alterada, «Substancialmente, a situação de hoje com muita água perdida e não faturada». De acordo com o autarca, as medidas a levar a cabo vão permitir uma «Poupança de cerca de 3 milhões de euros, dinheiro que será investido em novas infraestruturas e melhoramento da rede atual».

A poupança será conseguida através de sistema inovador de controlo de consumo fraudulento ou abusivo que permite limitar o fornecimento de água a 5 metros cúbicos por mês, sem necessidade de corte, nos casos de falta de pagamento continuado.

smas_2Em termos concretos, trata-se de um limitador de caudal – que será instalado numa primeira fase como experiência piloto em dois bairros estratégicos (Terraços da Ponte e Portela) – e que permitirá um caudal mínimo diário, garantindo assim a todos, sem exceção, o direito de acesso a água potável.

«Estamos a falar de um sistema inovador, concebido e produzido pelos SMAS, e que permite uma nova relação com os munícipes no que diz respeito ao não pagamento de faturas. Cada gota conta. Temos de utilizar melhor os recursos que temos. Estamos convictos que o facto de não cortar a água pode ajudar a que esta seja paga, já que vamos trabalhar com as pessoas ao nível de planos de pagamentos», explicou Bernardino Soares.

smas_3Além deste projeto pioneiro, estão previstas outras ações, como por exemplo um número de telefone e um serviço de mensagem escrita grátis para comunicar roturas ou situações fraudulentas, o aproveitamento de águas locais e das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) para fins compatíveis, bem como parcerias com várias entidades, entres as quais associações de bombeiros.

Fonte e fotografias: CML