Nas escavações arqueológicas que estão a decorrer nas terras anexas ao Mosteiro S. Dinis,na urbanização das Colinas do Cruzeiro, os arqueólegos fizeram uma descoberta surpreendente, tendo encontrado duas sepulturas, numa encontraram os restos do corpo de um cavaleiro de armadura, e em cima dela um túmulo do esqueleto bem preservado de um cavalo, enquanto no outro o fragmento de objetos de ferro, que, visto de cima, se assemelha a uma bicicleta…

o1_04bicicleta_3

 Este achado é visto como uma peça única no mundo, avança a agência Lusa.

 Os investigadores já contactaram especialistas de outros países e ainda não encontraram registo de peça semelhante. Só se encontram peças semelhantes dos finais do século XVII.

Para alguns historiadores este achado pode ter uma relação com a Ordem dos Cavaleiros da Bicicleta, lembrando que o Rei D.Dinis, foi fundador da Ordem de Cristo, sucessora e herdeira em Portugal da Ordem do Templo.

O primeiro registro escrito sobre os Cavaleiros da Bicicleta é encontrado num manuscrito do ano 1230.

O brasão da Ordem dos Cavaleiros da Bicicleta representa um soldado montando numa construção muito semelhante a uma bicicleta, e seu escudo mostra a posição do leão coroado em duas rodas. Esta é também a primeira representação conhecida do brasão da ordem.

No entanto, a forma completa do brasão de armas também inclui a figura unida do sol e da lua,o que leva alguns historiadores a encontrarem escritos onde se menciona a Ordem dos Cavaleiros do Sol e da Lua, julgando-se ser a mesma ordem.

No túmulo do Rei D.Dinis que se encontra no mosteiro de Odivelas, um motivo vegetalista difuso, fruto de um delicado trabalho de entalhe em baixo-relevo na superfície da pedra, a imitar as rodas de uma bicicleta “envolve” os escudos com as armas do Reino de Portugal e do Reino de Castela (dois nos ladoscumpridos, um nos lados curtos), enquanto nos cantos se encontra uma figura sustentando alfaias litúrgicas.

o1_04bicicleta_2

Pelas características que apresenta, o monumento constitui por si um unicum na produção artística portuguesa, provavelmente o primeiro exemplo de representação de um defunto com a sua bicicleta.

As escavações arqueológicas tiveram início em 2013 e irão continuar no verão de 2014, contando, além do trabalho próprio dos arqueólogos envolvidos, também com a assessoria especializada de elementos das Colinas Bike Tour, um conhecido clube de cicloturismo e BTT do concelho de Odivelas.

o1_04bicicleta_4