A tradição mantem-se na vila saloia

 De 17 a 27 de abril a vila de Caneças recebe mais uma edição da Festa da Páscoa, evento anual promovido pela Sociedade Musical e Desportiva de Caneças (SMDC) que leva milhares de visitantes a esta vila saloia. Rui Simões, presidente da coletividade fala-nos destas festas.

 Esta é a festa mais antiga que se realiza em Caneças e que teve as suas origens logo a seguir ao Terramoto de 1755. Com o argumento de se reconstruir a Igreja, foi pedido ao Reino uma autorização especial para a realização desta festa para angariação de fundos. A população festejava a Páscoa e na Segunda-feira vendia os produtos hortícolas, os animais (bovinos, caprinos, etc.), as ferramentas usadas na agricultura, árvores de fruto (visto que somos terra de viveiristas) e de tarde realizava-se a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Rosário, para à noite não faltar o bailarico saloio.

Daí o misto de Festa/Feira, também para se cumprir a tradição. Se é verdade que presentemente muitos dos hábitos se alteraram, também é verdade que tudo fazemos para manter o formato tradicional. E assim, mantemos a tradição de continuar a fazer a festa com o objetivo de angariar fundos para a SMDC (entidade organizadora) embora, em franca cooperação com a Igreja Paroquial.

No programa de festas, procuramos de uma forma alargada, dar oportunidade a todos os gostos de música, passando pela apresentação de Bandas Filarmónicas, Ranchos Folclóricos, Grupos Corais, Bandas Rock, Orquestras Ligeiras, Conjuntos Musicais para acompanhar o tradicional baile popular e a sempre esperada noite dos Artistas (no sábado seguinte à Páscoa).

Assim, destacamos no sábado de Páscoa e após a abertura oficial dos festejos com a Banda da SMDC, a actuação da Nova Orquestra Ideal e à noite o habitual bailarico. O domingo de Páscoa é dedicado à Banda Filarmónica da Casa e baile à noite. Na segunda-feira a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Rosário, seguida do bailarico saloio. A tarde do 25 de Abril, será de festa desportiva com apresentação de várias modalidades desportivas de Caneças e Ramada. O sábado, 26 de Abril, será dedicado aos Grupos Corais, destacando “Os Vocálise” e à Banda Maior, terminando com a noite dos Artistas. Já o Domingo, 27 será o dia dos Ranchos Folclóricos com o Rancho de Caneças e “Os Moleiros do Pomarinho”. Nessa noite, encerraremos os Festejos com mais um grande baile.

Apenas duas ou três notas finais, para realçar o facto de mais de 50% das actividades terem como protagonistas os Grupos da SMDC, numa clara tentativa de poupança de recursos. Na verdade estamos mais pobres e referimo-nos também, à perda irreparável do nosso amigo e grande impulsionador destas festas, Jaime Primavera, que nos deixou recentemente. Faremos todos os possíveis para que corra tudo bem, como ele gostava. Uma última nota de agradecimento ao incansável João Azeitona que muito tem trabalhado para a vinda dos artistas. Juntamente com a Rádio Popular FM, do Pinhal Novo, têm ao longo dos últimos anos, feito um esforço enorme para trazer a Caneças tanta gente conhecida da rádio e da televisão. Aqui ficam os nossos reconhecidos agradecimentos.

Venham a Caneças nos próximos fins de semana. Relembre a “Feira Popular”, dê uma voltinha no carrossel, coma uma fartura, e dê uma espreitadela pelo artesanato e quinquilharias.

Divirta-se!

Rui Simões

Presidente da SMDC

cartaz da festa