É verdade caros leitores, finalmente o sol apareceu!
Bem sabemos que o futebol é um desporto de inverno mas com solzinho parece que o jogo em si se torna mais bonito. Já agora dá a sensação que as pessoas ficam menos zangadas e menos “resmungonas”.
Fico satisfeito que um espectáculo tão bonito como um jogo de futebol possa ser influenciado positivamente pelo factor sol.
É verdade que o sol é um dos elementos fundamentais para que exista vida mas que dá um toque especial a quem joga e a quem vê, dá!
Neste fim-de-semana assisti a diversos jogos e gostei da atitude em geral do público relativamente ao árbitro e às restantes equipas. Será que a primavera trás um astral positivo às pessoas? Ou o nosso governo tem mesmo razão e a vida em geral está um pouco melhor? Bem não acredito nesta última hipótese, na medida que ainda hoje de manha infelizmente ouvi na rádio que foi batido mais um recorde de incumprimento do pagamento dos empréstimos bancários para o imobiliário. 2000 milhões de euros em falta!
É muita coisa minha gente. As pessoas perderam as suas vidas, carros, casas, emprego e as famílias desmembram-se. Este país está a hipotecar a vida e o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos.
O que é que isto tem a ver com o futebol? Tudo!
Os comportamentos das pessoas alteram-se com as adversidades da vida, o comer mal, não pagar a água ou a luz, as separações, claro que afectam pais e filhos.
A violência gratuita aumenta com estes fenómenos e quem paga infelizmente é o árbitro ou o treinador que não coloca o filho a jogar.
Nestas situações nem o Sol nos safa!
Afinal andamos todos a pagar aquilo que não compramos, que não comemos e em geral para o qual não contribuímos.
Os esforços e sacrifícios ficam para nós, o cidadão comum e os outros, os dos colarinhos brancos, continuam a viver á grande, gozando com o Zé Povinho.
Valha-nos o Sol para nos aquecer a alma.
Quem sabe se o nosso famoso Sol vai aquecer e iluminar aquelas cabecinhas pensadoras Troikianas.
Já estou como dizia o outro, «Eles falam, falam, falam mas não dizem nada», e então não é que é verdade?
Uma cambada de rapazinhos bem engomadinhos saídos do “coiro” de Santo Amaro de Oeiras a desgovernar-nos. Eles nem em casa mandam…
Bem… Valha-nos o Sol.
Afinal sempre temos Sol!