Cá está de novo o cronista mais mal-amado do concelho de Odivelas e oficiosamente considerado caçador mor de Gambuzinos e outras espécies da mesma família, para mais um encontro semanal com os nossos leitores, leitoras e assim assim, que já não dispenso me dá um prazer de tal forma grande que me faz lembrar os velhos tempos de menino e moço sempre que o verão chegava e as moçoilas reduziam nas vestimentas mostrando coisas que até aí não tínhamos possibilidade de ver.

Por falar em encontros. Maio é sempre mês dos Encontros com o Teatro em Caneças, promovidos pelo Artecanes Teatro, grupo da Sociedade Musical de Desportiva de Caneças que levam à vila saloia alguns grupos de teatro na tentativa, por vezes inglória de criar novos públicos para tão nobre arte. Pela coragem e persistência está de parabéns o homem dos sete ofícios que dirige o Artecanes e que contra ventos e marés continua ano após ano a puxar aquele barco não deixando que se afunde. Obrigado Joaquim Guerreiro pelo que tens feito.

Continuemos no teatro. No sábado vai ser representada a peça A Visita da Velha Senhora pelo Grupo de Teatro Amador da Escola Secundária da Ramada. O Zé fica muito feliz por ver que este concelho tem vida e que ainda há muito boa gente a título voluntário a entregar-se à nobre causa do desenvolvimento cultural da comunidade. Como faço parte do Odivelas Notícias tive o privilégio de ler antes da publicação a reportagem sobre este grupo. Impressionante. Muitos parabéns para a senhora professora Maria do Céu Cardoso que fora das suas horas de trabalho foi mantendo este grupo e que agora mesmo aposentada continua a dirigir e encenar três peças por ano. E tal como já fiz com outros grupos envio também os parabéns para todos os atores que após um dia de trabalho ainda encontram força para partilhar com os outros o seu talento. E que talento… Aconselho vivamente a que no sábado vão a Caneças receber A Visita da Velha Senhora. Ah e já agora também nos outros dias que, segundo o Zé soube, os encontros têm estado um cadinho fraquinhos. Vá lá a vida não é só futebol mesmo que o Benfica seja campeão.

E já que estamos teatreiros falemos de teatro de revista. O Grupo de Teatro Os Resistentes, que já andou por outras bandas mas que agora assentou arraiais na sede da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, esteve no domingo no Casal do Rato com a revista E tudo a Troika Levou! Embora cá o Zé ache que para fazer rir não é preciso forçar a brejeirice o que é certo é que estão ali muitas horas de trabalho, muito empenhamento e muita criatividade. Parabéns ao homem que tem dedicado uma vida ao teatro. Claro que tinha de ser um Zé. Um abraço grande Zé Martins. Continua homem que precisamos de gente que nos faça rir. Felizmente a Troika não levou os Resistentes.

Também registo com agrado a presença entre a assistência da senhora presidente da autarquia pontinhense, doutora Corália Rodrigues e doutor do Rui Teixeira vogal do executivo. Não é só ser político é estar com as pessoas. Assim é que se faz.

Esta quarta-feira a Câmara Municipal de Odivelas promoveu o executivo municipal jovem onde os alunos das escolas secundárias e profissionais do concelho vestiram a pele dos políticos. Acho sempre piada a estas coisas que no fundo apenas servem, na humilde opinião do Zé, para os jovens passarem um bom momento e os políticos fazerem boa figura dando um ar de democracia saudável à coisa e aspeto de inovação.
Mas já que se faz que se faça como deve ser. Segundo o Zé conseguiu saber os senhores vereadores da oposição não estiveram entre a assistência. O Zé percebe, deviam ter mais que fazer, e até têm os seus empregos. Mas parece que a doutora Sandra Pereira também não esteve. O Zé percebe, certamente tinha mais que fazer que ser vereadora com pelouros deve dar uma trabalheira daquelas…

Antes de ir embora deixo aqui ficar uma coisa que vi há pouco no Facebook do senhor doutor João Carvalho: «A Câmara Municipal de Lisboa anda a cortar o mato do parque de estacionamento do Metro da Pontinha, território de Odivelas. Hipóteses: 1ª – A CMO fez um protocolo com a CML para a ajudar a livrar-se dos caniços e demais vegetação indesejável; 2ª – O mau aspecto daquilo e a bicharada autóctone estavam a incomodar os munícipes de Lisboa ali ao lado e vai daí…; 3ª A CML pretende utilizar este parque de estacionamento como estrutura de apoio à final da Liga dos Campeões, infernizando a vida dos moradores daquela zona da Pontinha, e está a tentar dar uma melhor aparência àquela selva».

E prontos, está quase a dar o Benfica com o Sevilha e já que os trocos não deram para ir a Turim tenho de ver na televisão e por isso não escrevo mais hoje.

Fiquem bem que eu volto para semana, ou não.

Gambuzino ao saco…

Gambuzino ao saco…