O José Maria Finório está contente. Aproxima-se o dia 01 de junho e essa proximidade faz-me feliz. Costuma-se dizer que a terceira idade é uma segunda infância. Se é verdade ou mentira não sei, nem quero saber. O que eu sei é que a aproximação do Dia Mundial da Criança me faz feliz. E mais nada… Confesso, sim confesso: concordo absolutamente com o grande poeta Fernando Pessoa quando diz: «Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças». Eh pá vossemecês são mesmo má-língua. Já vos ouço a dizer que foi só para constituir rima. Olhe que não caro leitor, olhe que não…

Antes das caçadas comecemos por colocar o expediente em dia. Na passada semana gambuzinei o grande camarada Ilídio Ferreira e, segundo próprio em telefonema para o senhor diretor adjunto, de forma injusta. Vamos então repor a justiça à coisa. No dia em questão foi preciso mobilizar vários funcionários da autarquia para cortar mato em Caneças que estava a colocar em perigo habitações, agora que a época de fogos se aproxima. Enquanto esperava pelo funcionário que ia indicar o local, o presidente da junta entrou no café do mercado para tomar um café. Como viu alguns funcionários da junta decidiu, do seu bolso, pagar-lhes a despesa. Se na altura lá estava algum funcionário de Caneças confessou que não viu e reconheceu que ainda não os conhece a todos. Tá esclarecido!

No dia 21 de maio recebi uma missiva electrónica (e-mail para os adeptos do inglês) de um leitor que se confessou admirador das crónicas cá do Zé. Obrigadinho senhor leitor. Com tanta gente a querer acabar com o Finório sabe bem saber que pelo menos um leitor admira o Zé Maria. E, sabe do que tenho pena? Não? Então eu digo… Tenho pena de não ter espaço para publicar o seu e-mail na íntegra. Mas também tenho medo e antes que pergunte digo já porquê; A escrever assim qualquer dia tira o emprego ao Zé.
Bom mas mesmo com medo vamos lá publicar aquilo que o espaço deixar: «…Estive presente na sessão solene dos 40 anos do clube e também eu achei que o Sr. Vereador de Odivelas, Dr. Paulo César Teixeira, é uma pessoa bastante interessada por tudo o que se passa no desporto, e, assim sendo, é daqueles que “dá sempre a cara” nestas situações. Como eu ouvi, e o senhor também, este senhor falou muito bem dizendo que todo o apoio necessário ao C.A.C. seria, dendo possível, concedido, em especial porque este clube dispunha, para além das equipas masculinas, de uma equipa de futebol feminino e de uma ou mais equipas de Goalball, que muito têm honrado a camisola do C.A.C.
Pois é! Isto de se falar nestas alturas é tudo muito bonito mas depois, quando é necessário passar aos atos é que é um pouco mais difícil. E tudo isto a propósito de quê? perguntará o senhor. É que a equipa de futebol feminino do clube está a disputar o título de Campeã Nacional com outras três equipas e, consequentemente o apuramento para a Primeira Divisão Nacional. Normalmente é a Câmara Municipal de Odivelas que disponibiliza o autocarro para o transporte das atletas, este ano a Leixões, Gouveia e Viseu, dado que o clube dispõe de carrinhas de nove lugares “a cair de maduras”».
Para Leixões tudo jóia mas para Gouveia «Vá lá saber-se porquê (gambuzino ao saco), a Câmara não disponibilizou o transporte e as atletas tiveram que entrar na aventura que foi tentar chegar a Gouveia com os meios de transporte que o clube dispõe. Escusado será dizer que a aventura não correu lá muito bem. Para além de as atletas terem que sair de cá mais cedo, 7 horas da manhã, dada a distância a fazer e as condições em que o iam fazer, aquilo que todos esperavam aconteceu. Uma das carrinhas “estoirou” a menos de meio caminho, as atletas dessa carrinha tiveram que esperar pela solução do seguro, foram comer “qualquer coisa” numa garagem gentilmente dispensada por pessoas de bem, procuraram uns frangos assados e, enfim, lá solucionaram o problema o melhor possível enquanto outra parte da equipa fazia o mesmo noutro lado. Lá conseguiram, enfim, chegar a Gouveia e realizaram o jogo, segundo rezam as crónicas dos presentes, batendo-se estoicamente pelo melhor resultado possível, que, infelizmente, não foi muito bom. É assim que a Câmara ajuda o futebol feminino do clube (gambuzino ao saco, gambuzino ao saco)?».
Bom mas no sábado seguinte a coisa recompôs-se e o autocarro apareceu…
O leitor termina dizendo que talvez eu possa indagar os motivos… Bom caro leitor eu não sei de nada mas garanto que depois da publicação desta crónica vou ficar a saber. Ah pois vou…

Claro que depois da publicação deste correio electrónico fiquei sem grande espaço para gambuzinar mas há duas que tenho mesmo de dizer…
Primeiros. Como vos disse estive na eliminatória do Concurso de Fado da Junta de Odivelas e a única pessoa que lá vi a tirar fotografias foi o senhor Ribeirinho que, tanto quanto sei não trabalha para a junta. Acontece que no site da junta estão lá fotografias tiradas pelo senhor Ribeirinho identificadas como sendo da junta. Eh pá tá mal, o seu a seu dono. O Odivelas Notícias quando bota retratos da junta diz sempre de quem são…

Não a Junta de Odivelas não saiu na rifa mas o que tem de ser tem muita força já dizia o meu tio António que andou no seminário da Luz mas fugiu para casar com a minha tia Guida. Portantos cá vai. A junta realizou a Feira do Fumeiro, ao que parece com sucesso. Cá o Zé não percebe nada de anúncios nem tem nada a ver com isso mas custou-me ver um anúncio da feira num jornal nacional e nada no jornal local. Oh senhor Nuno veja lá se vê também ao perto. Se for preciso eu conheço um ótico que faz descontos…

E pronto agora é que tenho mesmo de fechar a loja. Volto para a semana, ou não.

Gambuzino ao saco…

Gambuzino ao saco…