O povo sabe… O povo é sábio. Sempre acreditei na sabedoria popular expressa em ditados e provérbios embora alguns deixem muito a desejar à luz do conhecimento que hoje temos mas que no seu tempo faziam todo o sentido. A propósito da Confraria da Marmelada veio-me à memória aquele que diz «Não há uma sem duas, nem duas sem três». Muito apropriado.

Uma: Pouco tempo após a sua fundação, um dos seus fundadores, Hernâni Carvalho, demite-se de presidente da Mesa da Assembleia Geral, ou, mais fino, Prior Capitular, porque, segundo na altura se comentou, um determinado partido político estaria a tomar de assalto aquela instituição…

Duas: Vítor Peixoto, primeiro presidente do Conselho Fiscal, ou Prior do Cofre, demite-se. Não veio a público explicar razões mas à boca pequena já se falava de irregularidades.

Três: Agora foi a vez do seu substituto Jorge Spencer bater com a porta, mas de uma forma ruidosa dando uma entrevista onde explica, tim-tim por tim-tim as suas razões.

Depois das três o que mais vai acontecer aos defensores da marmelada? Quando li a entrevista e vi que o senhor jornalista ia pedir declarações à confraria fiquei com alguma esperança de que iria ver o contraditório. Querias… Segundo já soube, declarações nicles e a resposta quedou-se por um comunicado lacónico que não contrapõe com factos os argumentos de Jorge Spencer. E, mais piada ainda, o comunicado afirma que com ele o assunto fica encerrado. É pá eu sei que é difícil justificar o injustificável mas deitar assim a toalha ao chão…

Ah e adorei que o comunicado tenha sido publicado em locais onde o Spencer não falou. É giro ter respostas sem haver as perguntas.

E já que estamos numa de Marmelada não resisto a dar os parabéns à Confraria por ter conseguido que à mesa da Selecção Nacional esteja presente a Marmelada Branca de Odivelas. É verdade, na bagagem da equipa das Quinas foram 12 quilitos da branquinha, É obra, dá meio quilo a cada jogador e ainda sobra meio quilito para o Paulo Bento. Não foi a confraria? Não me digam… Não me levem a mal mas cá o Zé, mesmo com os pés quadrados também merecia uns cubitos. Não precisa de ser meio quilo, podem ser 499 gramas.

Não conheço pessoalmente o senhor vereador Paulo César Teixeira, ou sem Paulo como na sua página do Facebook, mas que o senhor é muito ativo lá isso é. Não só aparece realmente em tudo quanto é evento no concelho como até aparece virtualmente através da participação, como votante, no programa da TVI dos domingos há noite com nome estrangeiro que o Zé não sabe escrever. Sim senhor….

Quando chega junho a minha Etelvina fica logo com vontade de marchar. Como Odivelense de alma e coração não gosto de ir marchar para outras bandas mas este ano vou ter mesmo ir para a Avenida da Liberdade porque depois de terem acabado as marchas nas outras freguesias e só ter ficado Ramada e Caneças, Ramada desistiu e este ano Caneças também… Eh pá tá mal. Contra os cortes Marchar… Marchar! Oh camarada Ilídio, então agora o povo não é quem mais ordena?

Odivelas no passado fim de semana foi animada por três torneios, de futsal e futebol. A bola rolou no campo do Tenente Valdez, no Campo do Santa Maria e no piso do Pavilhão da Secundária da Ramada. E, ainda por cima nos escalões mais jovens. Parabéns, sinceros parabéns do Zé a todos os dirigentes, técnicos, atletas e pais dos atletas bem assim como às instituições e autarquias apoiantes. É tão bom ser pequenino e poder correr a trás da bola…

Parabéns também à equipa de Goalball do Clube Atlético e Cultural da Pontinha que acabou de bisar o título de campeão nacional. Desporto adaptado… Sim, Sim, Sim!

O Zé foi convidado para jurado no concurso Miss Odivelas mas ficou com uma dúvida: Serei o ÚNICO de um órgão de comunicação presente?

Bom e o senhor das plingrafias não merece parabéns? Claro que merece. Caro senhor Eduardo Sousa aceite os parabéns do Zé por mostrar ao povinho tanta carinha laroca.

E assim termina mais uma crónica do Reino da Marmelada. Volto para a semana, ou não.

Gambuzino ao saco…

Gambuzino ao saco…