Esta quinta-feira, 19 de junho, às 15h00, vai ser apresentado nos Paços do Concelho, na Quinta da Memória, em Odivelas, o Fundo de Emergência Social do Município de Odivelas numa cerimónia pública onde serão formalizados protocolos com várias instituições da área social. O evento assinalará ainda assinalar o encerramento da Agenda Odivelas Concelho Mais Inclusivo.

Na nota de imprensa referente a este evento a Câmara Municipal de Odivelas que «O atual contexto socioeconómico agravou os níveis de pobreza extrema» situação que torna inadiável uma intervenção municipal e por isso a autarquia criou o Fundo de Emergência Social do Município de Odivelas, que tem como objetivo «A prestação de apoio financeiro, de caráter urgente e inadiável, a Agregados Familiares e a Pessoas Isoladas, que vivam em situação Económico-social de Emergência, de acordo com as regras e critérios aprovados na 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas em 07 de maio de 2014, e 8.ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal realizada em 29 de maio de 2014».
Os protocolos a formalizar com as instituições são os seguintes:

Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL)

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), através do Centro Dr. José de Azeredo Perdigão, sediado em Odivelas, irá promover o Projeto RE(H)ABILITAR +, que se destina a crianças e jovens, dos 0 aos 15 anos de idade, com paralisia cerebral e situações neurológicas afins. Este projeto pretende ser uma nova resposta social, complementar e inovadora respondendo às necessidades específicas de cada utente e suas famílias. Pretende ainda, oferecer programas integrados de reabilitação, diversificados e com forte componente lúdica/recreativa numa ótica de promoção de autonomia das crianças, cuja estratégia assenta numa base diferenciadora, a hidroterapia.
A reabilitação integrada/diversificada, promovida no âmbito do Projeto RE(H)ABILITAR + assenta numa parceria colaborativa tripartida e pressupõem a partilha e rentabilização de recursos e sinergias de âmbito local, como sejam a piscina municipal, sob a gestão da MUNICIPÁLIA – Gestão de Equipamentos e Património do Município de Odivelas, E.M., o transporte municipal, mediante cedência da Câmara Municipal de Odivelas e o conhecimento, e, respetivo quadro técnico especializado, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, âmbito do Acordo de Cooperação e Colaboração, aprovado pro unanimidade na 8.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas, no passado dia 23 de abril de 2014

Centro Comunitário Paroquial da Ramada

O Centro Comunitário Paroquial da Ramada é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em janeiro de 1998, com sede na Rua Marquesa da Alorna n.º 4, Ramada. Desenvolve projetos de intervenção comunitária, com as respostas sociais de apoio à infância, idosos e deficientes da freguesia da Ramada, com a seguinte capacidade: Creche (78 utentes), Centro de Atividades de Tempos Livres (60 utentes), Jardim de Infância (103 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (35 utentes), Apoio Domiciliário Integrado (10), Centro Comunitário (70), Centro de Dia (52 utentes), Centro de Acolhimento Temporário (6 utentes), Centro de Atividades Ocupacionais (10) e Cantina Social (100).

Centro Social e Paroquial da Póvoa de Santo Adrião

O Centro Social e Paroquial da Póvoa de Santo Adrião é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo adquirido personalidade jurídica mediante a participação efetuada pela autoridade eclesiástica, com sede na rua Major Mouzinho de Albuquerque, Póvoa de Santo Adrião. Esta entidade possui acordos de cooperação com a Segurança Social nos seguintes termos: Creche (35), Apoio Domiciliário a Idosos (50) e Cantina Social (80).
A celebração do contrato de comodato do Auditório Municipal da Póvoa de Santo Adrião, terá uma grande relevância para um melhor desempenho a nível das atuais atividades desenvolvidas no âmbito do Fundo de Apoio às Famílias Carenciadas, bem como aumentar a sua capacidade de resposta às cada vez mais numerosas solicitações de apoio e ajuda que o contexto socioeconómico está a gerar.

Faculdade de Ciências Socias e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (FCSH – UNL)

Situada no centro de Lisboa e criada em 1977, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) é uma unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa (UNL), dotada de autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira, cuja missão de serviço público é a de qualificar ao mais alto nível os cidadãos.
Com a celebração deste acordo entre as duas entidades, pretende-se assegurar a realização de ações para o desenvolvimento do Voluntariado Curricular no Concelho de Odivelas, tendo em vista o exercício do voluntariado académico junto de instituições sediadas no concelho e/ou em projetos de interesse municipal, surgindo como uma medida que permite atenuar as dificuldades sentidas pelas instituições concelhias e, por outro lado, permite ao aluno/voluntário complementar a sua formação académica e humana.