“Homónimo”, o álbum de estreia dos Manifesto, foi reeditado no passado dia 8 de junho. Agora com o selo da Music In My Soul, este trabalho teve uma primeira edição em 2014. O Rock atrevido da banda lisboeta está bem patente naquele que é o seu single de apresentação, “Skanada”.

Em 2011, quatro resistentes do “pós-boom” do Rock português decidiram reunir-se para tocar um algo despretensioso e direto, cantado em português. Uma declaração de princípios e emoções que só poderia ter um nome que refletisse esse estado de espírito: Manifesto. Paulo Lima (voz e guitarra), Augusto Figueira (guitarra), Bidgi Marciano (baixo) e Nuno Justo (bateria) são os elementos desta banda natural de Lisboa.

A primeira música, “Acordai”, partiu do tema original do maestro Fernando Lopes Graça e autonomizou-se rumo a uma abordagem Rock surpreendente, tal a aparente distância entre a música coral e o poema da primeira metade do século XX (de José Gomes Ferreira), resgatando uma mensagem que, nos dias de hoje, permanece tão atual quanto necessária. “Acordai” acabou por servir de mote ao primeiro videoclipe da banda, originando, depois, a ideia de apresentar cada tema novo com um vídeo. Foi neste contexto que o tema “Skanada” surgiu no Facebook e se tornou viral: em pouco mais de um mês, ultrapassou as 150 mil visualizações naquela rede social e os 10 mil hits no YouTube. E, com isso, naturalmente, vieram os espetáculos.

Em 2014, foi editado o primeiro trabalho de originais da banda, gravado nos estúdios BEBOP, com produção, gravação e mistura de Cajó (Xutos & Pontapés). O videoclipe do primeiro single, “Arriscar”, foi produzido e realizado pela Three Little Pigs.