De 11 de setembroa 08 de novembro vai estar patente no Centro Cultural de Cascais, de terça a domingo das 10h00 às 18h00 a Exposição de Fotografia Sam Shaw: 60 Anos de Fotografia.O Centro Cultural de Cascais fica na Av. Rei Humberto II de Itália, 2750-800 Cascais. Preços: Público Geral – 3€; Residentes no Concelho de Cascais – 1,5€; Maiores de 66 anos – Gratuito

samshawA inesquecível fotografia de Marilyn Monroe de pé sobre um respiradouro do metro e uma lufada de ar soprando o seu vestido branco é um dos trabalhos mais conhecidos do fotógrafo nova-iorquino Sam Shaw e, naturalmente, faz parte das cerca de 200 imagens que compõem a exposição Sam Shaw: 60 Anos de Fotografia. Uma retrospectiva que percorre as mais de seis décadas da prolífica carreira do reconhecido fotógrafo, passando pelo fotojornalismo, desporto, os retratos e o cinema. A exposição, que inclui algumas fotografias raras e nunca antes vistas e outras tão célebres quanto a imagem de Marlon Brando de t-shirt rasgada no filme Um Eléctrico Chamado Desejo (1951), inicia em Cascais a sua digressão mundial e estará patente no Centro Cultural de Cascais, pela mão da Fundação D. Luís I, de 11 de Setembro até 8 de Novembro de 2015.

Shaw retratou praticamente todas as estrelas da indústria cinematográfica da sua época, bem como músicos, artistas, escritores e intelectuais da altura, procurando sempre captar o momento numa perspectiva inovadora utilizando ângulos de captação de imagem mais próprios da linguagem cinematográfica. Quer fosse na modalidade de retrato ou noutra, Sam não procurava encontrar a fotografia perfeita, isolada, preferindo trabalhar com os seus modelos sem poses, maquilhagem ou acessórios, encorajando-os a serem espontâneos e a improvisar.

“Pessoalmente, procuro encontrar. Encontrar o inesperado, o que está mesmo ao virar da esquina, o que está prestes a acontecer, é uma aventura visual. Só raramente montei uma composição fotográfica – a única excepção tendo sido a fotografia de Marilyn Monroe na sequência da saia esvoaçante.” (Sam Shaw)

A investigadora e autora Lorie Karnath, que viajou pelo mundo com Sam Shaw, utilizou as memórias da sua longa amizade para desenvolver um catálogo com cerca de 200 imagens, que acompanha a exposição.

Sam Shaw

Sam Shaw, nova-iorquino nato, veio do Lower Eastside de Manhattan. Começou cedo a mostrar os seus talentos artísticos: sem orçamento para materiais, recolhia alcatrão das ruas para fazer esculturas. Depois de partilhar um estúdio com o artista Romare Bearden, Sam Shaw acabou eventualmente por se dedicar à fotografia. Começou a sua carreira fotográfica com sessões para a revista Collier nos anos 40, e a sua série How America Lives (“Como vive a América”) onde captou pessoas reais e as suas vidas. Gravitou em torno do fotojornalismo, viajando pelo interior dos Estados Unidos para documentar os músicos de jazz de Nova Orleães, os meeiros do Mid-West, os mineiros de carvão da Virginia e o movimento dos direitos civis no Missouri, ou o último dia de um soldado das Great Smoky Mountains antes do serviço militar. Nos anos 50 e 60, os trabalhos de Sam tornaram-se sinónimo de capas das revistas Life e Look – as duas melhores e mais importantes revistas da época.

No início dos anos 50, Sam Shaw começou a trabalhar na indústria cinematográfica e nos anos 60, Sam Shaw já se tornara produtor de cinema, tendo começado com o filme Noites de Paris (1961), com Paul Newman e Sidney Poitier. Não só Sam Shaw criou algumas das imagens mais celebradas de Hollywood, como também foi pioneiro de um novo estilo artístico e nova técnica que abriram caminho ao cinema independente.

Sam Shaw morreu em 1999. As suas fotografias espontâneas serão conhecidas para sempre.

Fundação D. Luís I

Criada em 1996, a Fundação D. Luís I tem por como objectivo desenvolver, acolher, divulgar e tornar acessível a cultura no Concelho de Cascais, bem como assegurar, em conjunto com a Câmara Municipal, a gestão do Centro Cultural de Cascais.

Sendo uma fundação pública de direito privado, portanto aberta à comparticipação privada, promove programas plurianuais de actividades culturais, sob proposta dos interessados ou em cooperação com outras instituições e empresas.

A Fundação D. Luís I e o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Cascais (esta através do Projecto Escola Criativa), fundaram o Serviço Cultural e Educativo (Programa Integrado de Actividades Lúdicas, Artísticas e Culturais).