Todos os dias milhares de mulheres são convidadas a ocupar cargos no estrangeiro com ordenados aliciantes e todas as condições típicas de uma vida de luxo. Milhares dessas mulheres são jovens, bonitas e atraentes.

Milhares delas são de origem humilde e vêm nessa oferta a oportunidade de mudar o seu destino e da sua família.

O que ninguém lhes diz é que, a metade do caminho, serão sedadas, mantidas sob dependência de estupefacientes e simplesmente leiloadas, como um qualquer objecto.

Milhares dessas mulheres perdem a liberdade sobre o corpo e são entregues à prostituição. Passam a ser mera carne que produz dinheiro aos donos que as exploram. Milhares dessas mulheres jamais retornam à origem e a maioria nunca se liberta desse mundo paralelo que a restante sociedade opta por ignorar.

Poucas são as que conseguem libertar-se e lutar pela vida que sonharam, mais raras ainda são as que conseguem regressar a casa sem sentir o peso da vergonha que é a da exploração. Na sua maioria, existem apenas dois destinos possíveis a estas mulheres cuja vida presenteou com atributos atractivos aos traficantes de seres humanos: Ou se mantêm na prostituição e dão lucro aos seus donos até o corpo ceder e serem abandonadas à sua própria sorte; ou são eliminadas do mundo como se de lixo se tratasse. A verdade é que o contacto com a família se dilui e a procura por quem não deixa pistas leva à frustração e à desistência.

Entra-se aqui, no campo da máfia, no território protegido do tráfico.

Entra-se aqui e nunca mais se sai.

Países do leste, africanos e orientais são os que mais se apresentam como vulneráveis a estas ofertas envenenadas. Será falta de informação? Ou apenas confiança no carácter do ser humano?

Um olhar pelas ruas do Intendente, Baixa-Chiado, Martim Moniz ou Anjos, e quantas serão as mulheres com as quais nos cruzamos e que estão envolvidas nesta grande rede de tráfico? Muitas não são meras prostitutas por opção, muitas são meras prostitutas por obrigação.

Identificar, prender e castigar uma rede de tráfico humano é quase tão difícil como uma mulher traficada sair ilesa do trauma da prostituição.