Está na hora. É fim de tarde de quarta-feira e o dever chama-me. Com muito pouca vontade abandonei a esplanada do Café do Chico, onde me estava a deliciar com umas moelinhas em tomate e um copito de vinho de estalo que o meu compadre me mandou da terrinha dele na semana passada, e parti a caminho de casa onde a minha Etelvina disparou, mal meti a chave à porta: «Então homem. Não devias já ter a crónica feita?». Olha-me esta, então não querem lá ver? Só me faltava agora a Etelvina a chagar-me o juízo. «Oh mulher eu sei muito bem as minhas obrigações, ouviste? Não me digas que o senhor Francisco te passou procuração para mandares em mim?».

Como sou um tipo porreiro virei-lhe as costas e fui para a dispensa, transformada em escritório de cronista semanal, liguei o meu tablet e preparei-me para relatar a quem me lê os resultados das caçadas desta semana. Ui, agora é que a porca torce o rabo. Pois… Cheguei à tristérrima conclusão que esta semana não cacei nada. Eh pá mas como foi isto possível numa terra onde os gambuzinos são mais que muitos? Não sei mas factos são factos e contra factos não há argumentos e o que não tem remédio remediado está e por isso se não há cão lá vamos ter de caçar com gato ou seja se não há gambuzinos frescos vamos ter de ir ao congelador e resgatar qualquer coisinha que ainda esteja dentro do prazo de validade porque apesar de a ASAE ter andado calminha e haver milhares de amostras à espera de análise cá o Zé Maria não quer confusões e muito menos ser considerado um perigo para a saúde pública.

Uma das coisas que ainda não me parece azeda tem a ver com um e-mail que recebi faz ontem duas semanas. Parece que cerca de vinte jotinhas laranjas odivelenses queriam ser militantes social-democratas mas que a senhora toda poderosa presidente da concelhia não foi com a cara deles e recusou as suas admissões. Eh pá não se faz. Agora que até Paulo Pinheiro, ex-líder da jota laranja do reino da marmelada foi para presidente do Conselho Consultivo da Juventude do Conselho da Europa é que não aproveita a mais-valia da juventude? Oh doutora deixe que lhe diga mas está a ver o filme a branco e negro. Com esse mau feitio ainda acaba sozinha à porta da sede com a chave na mão. Mas, quem manda pode e quem pode manda.

Para os lados da Pontinha/Carnide está tudo a postos para mais uma grande edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil que já foi da Pontinha mas que com a passagem do evento para o complexo desportivo do CAC que é na freguesia de Carnide perdeu o nome de Pontinha e passou só a ser do Clube Atlético e Cultural. É pá que saudades que eu tenho do tempo em que me encavalitava numa oliveira na Escola Agrícola da Paiã para ver os jogos de camarote. Não, não sejam parvos… Claro que não tenho saudades da oliveira. Tenho apenas saudades desse tempo porque com menos trinta e tal anos ainda estava no ativo, podia com 100 quilos de marmelos do oeste e tinha a minha Etelvina sempre a dizer-me que eu era o tipo mais bonito lá da rua. Bom para ser honesto ela ainda continua a dizer a mesma coisa eu é que já não sou tão crédulo como era nessa época.

Nos primeiros anos do torneio o futebol saia da Paiã e ainda chegava um cadinho longe porque os piratas da Rádio Imprevisto estavam lá sempre a fazer os relatos. Ai que saudades do senhor José Vieira Cabral. O homem tinha jeito para aquilo. Como eu gostava de o ouvir a relatar. Ah mas também gostava de ouvir o senhor Ribeirinho a fazer as entrevistas. Ganda rádio aquela com a D. Hermínia, o senhor José João, a menina Gabriela, a Chica Francisca e o Evaristo Bolinhas. Eh pá já não se fazem rádios como antigamente. Por falar nisso alguém sabe explicar ao Zé porque é que o concelho de Odivelas não tem nenhuma rádio? Pois é amigos agora o fado é outro e canta-se em tom presidencial.

Já divaguei, os anos levam-nos mesmo para a nostalgia. Não, não a rádio que dessa não gosto porque a música é sempre a mesma. É mesmo a saudade. Ah saudade. Bom, voltemos ao torneio. Agora com a aldeia global já não são precisas as ondas hertzianas para levar longe os golos e os penáltis. Com a Net e a TV por cabo é canja. Só é pena que o CAC tenha de pagar para transmitir e depois a maltinha tenha de pagar para ver. Modernices.

Mas cá o Zé tem de dar os parabéns ao senhor Vítor Cacito. Apesar de todos os tornados, ciclones e furacões, que ainda não percebi porque têm sempre nome de mulher, o senhor presidente tem conseguido levar o barco a porto seguro. Confesso que quando vi no Odivelas Notícias as fotografias do campo todo enlameado fiquei a pensar que era melhor o torneio não se fazer ali mas o homem é de fé, o São Regimento de Engenharia também milagrou e o complexo desportivo com nome de ex-vereador está em condições para receber a festa mais rija do futebol infantil em Portugal e arredores.

E pronto, estou a chegar ao fim. Só um minuto que vou ali à sala dizer à Etelvina: «Oh mulher tás a ver que não tinhas razão em te preocupares. A crónica está pronta e ficou de *****, como sempre, porque o Zé é mesmo bom na coisa».
Já lhe disse e já voltei, para terminar a crónica dizendo a vossemecês que vos desejo uma Páscoa cheia de amêndoas doces que a amêndoa amarga tem muito álcool e temos de seguir a máxima: «Se conduzir não beba» e como temos sempre de conduzir a nossa vida pelo melhor caminho então nada de álcool que até nas feridas dói. Fiquem todos muito bem que eu volto para a semana, ou não.

Gambuzino ao saco… Gambuzino ao saco…