Olá…
Sejam bem-vindos a mais uma das crónicas do José Maria Finório, escrita em rescaldo da época Pascal e ainda com o doce das amêndoas no palato. Embora sempre me tivesse na conta de bom observador, a verdade é que agora, nas minhas novas funções de Caçador Oficial de Gambuzinos do Reino da Marmelada, dou por coisas que antes me passavam completamente ao lado. E uma dessas coisas é a intensa atividade que nesta época se desenvolve cá no burgo. Claro que este ano as coisas foram um bocadinho mais intensas por causa das comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos que este ano já entra na ternura dos quarenta, e dos aniversários da elevação a vila de Famões e da Ramada, irmãs gémeas na vila e também na freguesia, ambas criadas a 26 de agosto de 1989 e agora casadas respectivamente com Pontinha e Caneças, embora numa união não abençoada e muito contestada pelos seus fregueses.

Os leitores mais distraídos já estarão a puxar pela moleirinha para perceber que intensa atividade é essa. Calminha que o Zé é de explicar e vai já contar tudo, tim tim por tim tim.

Primeirinhos, as Festas da Páscoa em Caneças. Muito bonito. O Zé nunca lá tinha ido mas foi este ano. Não sou muito dado a atividades religiosas mas se fosse vinha de lá consoladinho com tantas manifestações de fé. Adorei a Procissão. Tanta gente, tantas imagens, tantos andores e tantas flores. Tinham-me dito que normalmente são mais que muitos os políticos profissionais, amadores e aspirantes a políticos a acompanhar a procissão assim como VIP’s da freguesia. Mas este ano o Zé pouco viu. Políticos só lá vi o senhor Armindinho. VIP’s apenas o senhor Domingos Tomé, eterno presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Caneças, o senhor comandante Manuel Varela e o senhor Rui Simões, presidente da SMDC. Bom talvez lá estivessem mais mas cá o Zé como ainda não conhece toda a gente pode estar a cometer o pecado da omissão.

Também adorei ver na procissão o senhor José Carvalho, todo vestido de branco, muito compenetrado na sua função. Mas, tenho de dizer que não gostei nada que a Procissão tivesse começado com 50 minutos de atraso. Bom quando falei nisto, alguém por lá me disse que eu estava enganado e que a Procissão estava a sair dez minutos adiantada. Eh pá, como é isso? Admirei-me. Então tenho o relógio avariado? Não, não tem explicou o meu interlocutor é que Odivelas é tão especial, tem um micro clima tão especial que o fuso horário é o do Açores. Prontos… O Zé não é burro e percebe à primeira.

Agora que estava embaladito enchia a crónica com a Procissão mas não pode ser que mais caçadas foram feitas e têm de ser relatadas. Bom mas antes de mudar de assunto impõe-se que o Zé dê os parabéns à SMDC por continuar a apostar na tradição e a realizar estas festas. E cá Zé bem sabe a trabalheira que isso dá.

Parabéns também direitinhos para o Torneio de Futsal da Associação Social Cultural e Desportiva da Arroja e para o Torneio de Futebol da União Recreativa e Desportiva de Santa Maria que movimentaram muitas centenas de crianças e jovens. Aqui não cacei nada porque não pude lá ir. Com três torneios ao mesmo tempo optei por aquele onde havia mais fotógrafos e fui ao do CAC. Vá lá não digam que fiz mal, segui apenas os exemplos dos políticos e outros VIP’s. Ah, o CAC também está de parabéns.

Falemos então do torneio do CAC. Este ano o patrono foi o senhor doutor António Costa. Cá o Zé andava ao tempo para conhecer pessoalmente o senhor doutor e por fiquei todo contente pela oportunidade de o encontrar cá pelas nossas bandas. Por isso fui a todos os eventos relacionados com o torneio, tanto ao sorteio como à conferência de apresentação. Pois eu fui mas o doutor não. Cá o Zé não é de desanimar e como ainda havia o torneio não perdi as esperanças e lá fui, os três dias inteirinhos. Pois, eu fui mas o doutor não.

O Zé não achou nada bem. Então uma pessoa aceita ser patrono e depois não vem sequer dar uma palmadinha nas costas dos meninos que eram muitos e todos tinham esperança de cumprimentar o senhor patrono. Tá mal, tá mal, tá mal.
Alguém saiu em defesa do doutor e disse que ele se fez representar pelo senhor vereador do desporto. Esperem lá, não baralhem o Zé. O patrono era o doutor António Costa não era o senhor presidente da Câmara de Lisboa, embora o Zé saiba perfeitamente que são a mesma pessoa. Portanto vereador não era a representação que se impunha. Ou por outra, não era aceitável qualquer representação, na opinião do Zé…

Na entrega dos prémios Beatriz Ângelo uma das distinguidas, a apresentadora de televisão Fátima Lopes, que é madrinha de muitas instituições e iniciativas disse que só aceita ser madrinha quando sabe que pode acompanhar a instituição ou a iniciativa. Esta terça-feira a doutora primeira-dama esteve na inauguração do Telhadinho da CEDEMA de quem é madrinha e disse que muitas têm sido as vezes que lá vai e que acompanha todas as iniciativas.

Senhor doutor António Costa… Por favor, aprenda com a doutora Fátima Lopes e com a doutora Maria Cavaco Silva e não aceite apadrinhar eventos que não possa acompanhar. Sim eu sei que para Vª Exª o CAC pode estar a anos luz do Sporting X Belenenses ou do Benfica X Olhanense mas ainda assim…

A mestrada presidenta de Odivelas também não esteve lá, mas aqui o Zé desculpa por não era a patrona. Tal como o senhor presidente de Lisboa fez-se representar pelo seu vereador do Desporto, Paulo César. Pois o que ninguém se lembrou é que os senhores representantes podiam ser Benfiquistas e ir embora mais cedo para ver o jogo. Pois e assim quando chegou a hora de entregar as taças das câmaras de Lisboa e Odivelas tiveram de ser os presidentes das juntas de Carnide e Pontinha a entregar as ditas cujas. Tá mal, muito mal!

E, com muita pena minha o espaço não estica e tenho de me ficar por aqui. Paciência, volto para a semana, ou não.

Gambuzino ao saco….

Gambuzino ao saco…