Fundado a 06 de maio de 1974, o Clube Atlético e Cultural, com sede na freguesia da Pontinha e complexo desportivo na freguesia de Carnide, concelho de Lisboa, assinalou esta terça-feira o seu 40º aniversário com uma Sessão Solene que se realizou no auditório do Centro Cultural de Carnide. Para alem das habituais intervenções o evento contou com dois apontamentos musicais, a exibição de um pequeno filme sobre a atividade do clube, a entrega da Taça à equipa de futebol feminino sub 18 e a entrega de faixas de campeão às equipas de Goalball.

Sala cheia de amigos do clube, atletas, familiares, sócios e representantes de vários clubes e instituições autárquicas e da área desportiva. A noite abriu com um apontamento musical a cargo de Carolina Cacito, que com uma guitarra e a sua excelente voz proporcionou um momento agradável a todos. Seguiram-se as intervenções. Corália Rodrigues, presidente da União das Freguesias de Caneças e Pontinha e Fábio Sousa, presidente da freguesia de Carnide, quebraram as convenções e transformaram os seus discursos num diálogo vivo e divertido onde tiveram oportunidade de falar da importância do desporto na formação cívica dos cidadãos, do papel dos dirigentes no movimento associativo e da importância do CAC no desporto de formação.
Estava dado o tom dos próximos discursos e Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa manteve a boa disposição falando de Vítor Cacito, do CAC, mas também da transformação que tem vindo a ser efetuada na associação que dirige e que devolveu à AFL o papel importante que outrora teve no futebol e que tinha perdido nos últimos anos. Nuno Lobo lamentou o facto de não estar presente nenhum representante da Federação Portuguesa de Futebol nem de organismos governamentais ligados à área desportiva.
No mesmo tom interveio também o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo César Teixeira que falou de algumas mudanças no PAADO (Programa de Apoio aos Associativismo Desportivo de Odivelas) que têm em conta a atividade desenvolvida pelos clubes dando enfase ao desporto no feminino e ao desporto adaptado.
No Odivelas Notícias Digital (www.odivelasnoticias.pt) pode ver os vídeos com estas intervenções integrais.
A uma pequena pausa para café seguiu-se a projecção de um vídeo sobre a atividade do CAC, a entrega da Taça conquistada pela equipa de futebol feminino de sub 18, a entrega de faixas de campeão aos jogadores das equipas de Goalball e depoimentos de João Sequeira, presidente do Ponte de Frielas e Domingos Estanislau, presidente do Futebol Benfica, sobre os 40 anos do CAC.
Seguiu-se a intervenção de Vítor Cacito onde o presidente do CAC agradeceu a todos os que colaboram com o clube ao longo destes 40 anos de vida salientando o papel dos dirigentes, técnicos e atletas sublinhando o papel dos pais dos jogadores no desenvolvimento do clube. Também os apoios das Juntas de Carnide e Pontinha e das Câmaras de Lisboa e Odivelas foram sublinhados pelo orador.
A sessão terminou com novo apontamento musical que juntou em palco Vítor Cacito e os seus filhos, Carolina e José que cantaram o conhecido tema O Homem do Leme.
O corte do bolo e o cantar dos parabéns encerraram esta noite de festa.

Área de transferência01 DSC_2772 DSC_2791 DSC_2853 DSC_3248