Isto de ser cronista está a dar-me um gozo que não imaginam mas, no passado sábado fui tentado a fazer outras coisas. No entanto a tentação foi cortada à nascença quanto soube que a lotação estava esgotada e teria de ficar em lista de espera. Desisti da ideia, já me chega a lista de espera para o médico de família, para a consulta de neurocirurgia e para a operação às cataratas. Lista de espera para um hobby? Não obrigado!

Sim já sei que comecei pelo fim, mas que querem, é defeito de fabrico e já não tenho concerto. Recomecemos…

No sábado fui ao Pavilhão Polivalente de Odivelas assistir ao lançamento do disco “O Regresso dos Clássicos” da Banda Maior de Odivelas e aqui começou a minha primeira dúvida. É Banda Maior porque tem 25 elementos ou é Banda Maior porque aquele maltinha está a modos que entradote, assim como o Zé?

Dúvidas à parte, adorei ter ido… Adorei, Adorei, Adorei, apesar da caloraça que lá estava. No teto bem se viam as cassetes do ar condicionado mas não boliam, estavam mesmo paradinhas da silva. E aqui surgiu a minha segunda dúvida da noite: Será que era por estarem avariadas ou por uma questão de poupança? E as dúvidas continuaram… Se estavam avariadas seria por não haver pilim para o arranjo? Se era poupança, que poupança seria… De electricidade ou do ambiente?

Bom mas não devia ser só Zé a sentir a caloraça. Uma das funcionárias municipais, certamente também afetada pelo calor, atravessou a sala e foi ligar o ar condicionado ecológico, aquele que é ambientalmente correto e não gasta electricidade. Não perceberem a que me refiro? Ignorantes… A senhora correu as cortinas e abriu as portas que dão para o terraço. Além do fresquinho entrou também o agradável cheirinho das árvores. Obrigado dona Carla.

A terceira dúvida da noite surgiu quando o vocalista cumprimentou o diretor da Malaposta. É pá o Manuel Coelho não estava lá. Será que se referia ao presidente da Municipália? Olhei à procura do doutor Mário Máximo mas também não o vi? E outra dúvida surgiu… Será que o senhor vocalista viu o doutor Rui Nascimento e não sabia que ele já não é da Municipália?

Eh pá, tenho mesmo muitas dúvidas, não tenho? Pois ainda tinha aqui mais umas quantas mas vou usar todo o meu poder de contenção porque não há nada pior que um cronista com dúvidas. Bom por acaso até há… Um primeiro-ministro que nunca tem dúvidas e nunca se engana. LOL!

Houve quem chamasse a Diana de Gales a princesa do povo. Cá o Zé vai chamar à mestrada edil a presidente do povo. Sim senhor, a senhora sabe da coisa e adorei vê-la misturadinha com as funcionárias a dançar ao som da banda. E, como adorei, em 2017 vou votar na doutora. Não vai concorrer? Que pena… Eh pá e quem será o (a) candidato (a)?

A senhora vereadora, Fernanda Franchi, também presente, não dançou. Será que não gosta ou não lhe pareceu bem? Mais uma dúvida na cabeça do Zé…
Bom, não sei se já vos tinha dito mas adorei ter lá ido. Apesar dos meus setentas ainda não perdi o gosto e adoro ver caras bonitas e senhoras bem apresentadas. E olhem que vim com a vista consoladinha. E não fui só eu, o meu superior hierárquico no jornal até foi perguntar à doutora vereadora se não havia um lugar para ele lá no gabinete só por causa das belezas femininas que por lá existem. Parabéns donas Célia e Sofia. Mantenham-se assim bonitas e recebam um respeitoso beijinho do Zé Maria que é Finório.

Adorei quase todo o espetáculo. Adorei as músicas escolhidas, adorei o senhor Tomás que percebe mesmo da coisa e é um grande animador. Quase de certeza que vingaria na Stand-Up Comedy tanto como brilha na Banda Maior. Parabéns caro senhor e continue assim que é uma grande mais-valia para a banda.

Diz o povo que no melhor pano cai a nódoa e é bem verdade. A coisa estava a correr tão bem porque é que tinham de estragar tudo pondo a dona Ilda a cantar? Será que ninguém vê que a senhora não tem jeito para aquilo e não sabe cantar? E ainda por cima colocaram-na em dueto com uma senhora de magnifica voz e talento para a coisa fazendo sobressair ainda mais o desastre da Póvoa. Há quem diga que há males que vêem por bem e cá o Zé também acha que sim. A senhora dona Ilda esqueceu-se de ligar o microfone… Foi mau, mas veio por bem porque assim poupou os nossos ouvidinhos a mais de metade do sofrimento provocado pelos desafinanços. Já agora deixem-me ser mauzinho: A senhora cantou os óculos de sol. Pois se calhar além dos óculos levou também os tampões para os ouvidos para não sofrer como nós sofremos. Esta foi boa não foi?

Estou quase a acabar este item. Fica fino colocar estrangeirismos não fica? Mas antes de acabar tenho se sublinhar a presença dos senhores dos órgãos autárquicos da freguesia de Odivelas neste lançamento do CD. O quê, não estavam lá? É pá vossemecês não percebem nada de ironia, pois não?

Mudemos então de assunto. No fim de semana decorreu no Pavilhão da Escola Secundária Pedro Alexandrino o Torneio de Futsal do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube este ano denominado Graça Peixoto que já foi vereadora municipal e presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e hoje é voluntária do Movimento Odivelas no Coração. O Zé achou a homenagem merecida e tem aqui de dar os parabéns a todo o pessoal do clube que se esforçou para que tudo corresse bem e conseguiu. Correu tudo nos trinques. Do que o Zé não gostou foi de não haver nenhum representante municipal que tivesse passado por lá mas pronto nem tudo pode ser perfeito. Para perceber melhor a ausência pedi à minha amiga Penélope Garcia do FBI para investigar a coisa e então é assim… Parece que o senhor presidente da MAG do PSAAC ficou encarregado de fazer os convites para a festa de aniversário do clube e se esqueceu de convidar o senhor vereador do desporto… Agora, tendo sido convidado, o senhor vereador adotou o lema cá se fazem cá se pagam, ou olho por olho dente por dente, ou quem com ferros mata com ferros morre e não apareceu. O Zé não gostou. A malta que trabalha e os meninos não mereciam.

Acabei… Vamos lá a ver se a Paulinha consegue meter tudo na página. Volto para a semana, ou não.

E agora…

Gambuzino ao Saco…

Gambuzino ao saco…