Pois é caros leitores… Este mundial fica marcado pela contestação desde a sua candidatura.
Os interesses económicos comandam a vida! Pensava eu que era o sonho!
Que ingénuo.
Pois bem a FIFA, que deveria ser uma instituição sem fins lucrativos, não pensa noutra coisa que não seja em dólares.
A realização de um evento desta natureza deveria ser um prémio para um país. Um prémio pela promoção da modalidade e não um polo de desagregação e de revolta de um povo que questiona as desigualdades sociais criadas com este brutal investimento do governo brasileiro. Será legítimo? Sem querer ser mais papista que o Papa diria que o povo tem sempre razão. O futuro dos seus filhos deveria sobrepor-se a um brutal evento de um mês.
Quem ganha com tudo isto? A FIFA!
Quem fica com o lucro? A FIFA!
Quem fica com as despesas? O governo brasileiro.
Quem paga as despesas? O povo brasileiro.
Visto do lado de dentro do futebol este Mundial está ser realizado em condições extremas de temperatura e de humidade relativa. As condições são iguais para todos. Quase… Porque não é por acaso que estão apuradas a maior parte de seleções do continente americano para os oitavos de final, algumas delas, e muito bem, são uma verdadeira surpresa.
Jogar às 13h00? Com aquelas temperaturas? Valha-me Deus…
Direitos televisivos, fusos horários… Bem, fiquei com a ideia de que se tratava da disputa de um Campeonato de Futebol e não de qualquer festival de televisão. Parece-me que há qualquer coisa que me está a escapar…
Poderei também questionar a altura em que se realiza o Mundial, final de época desportiva, verão…
Tudo muito sujeito a interpretação… De uma coisa tenho a certeza ou acredito que tenha, é que as seleções que têm campeonatos mais competitivos chegam a este Mundial com os seus jogadores estafados.
Será impressão minha ou as equipas do continente americano têm mais disponibilidade física e psicológica para abordar esta competição? Fica aqui lançada a questão.
As arbitragens têm sido péssimas, orientadas com critérios pouco claros.
Será esta a montra possível do melhor futebol mundial?
Penso que não.
Deixo aqui uma nota muito positiva aos adeptos e ao público em geral que tem partilhado os mesmos espaços dentro e fora dos estádios e que tem tido um comportamento exemplar.
Quanto às decepções deste Mundial colocaria a Espanha em primeiro lugar e de seguida a seleção da Inglaterra pelos seus excelentes executantes.
Portugal está a fazer o Mundial possível com um Cristiano Ronaldo a meio gás devido a problemas físicos. Quem esperaria que Portugal fosse candidato a qualquer coisa que seja deve andar um pouco desatento.
Quanto às opções de Paulo Bento que se concorde ou não são dele!
Prognósticos só no final do jogo já dizia o João Pinto.
Fico desconsolado com a quantidade de programas na TV a falar de futebol e do Mundial em particular. Médicos, engenheiros, políticos, calceteiros, metalúrgicos e até músicos… Tudo opina sobre futebol.
Por amor da Santa… Acabem com isto!
Deixem o futebol para as pessoas do futebol, mesmo esses por vezes não percebem nada do assunto.
Mundial de Futebol no Brasil… Esperava bem mais!

Vítor Cacito