Tal como tem acontecido em anos anteriores a Câmara Municipal de Odivelas aproveita o mês de agosto para realizar algumas obras em vários locais e equipamentos do concelho no âmbito da iniciativa que denomina de Verão em Obra. No que diz respeito às escolas do ensino básico já estão a decorrer as obras na escola Quinta de S. José, na Póvoa de Santo Adrião e na Maria Costa, na Ponte da Bica, devendo arrancar para a semana as obras na escola do Casal da Serra, na freguesia da Pontinha.

Esta quarta-feira a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, acompanhada pelos vereadores Fernanda Franchi, Hugo Martins e Mónica Vilarinho, pelo presidente da Junta da União das Freguesias da Póvoa e Olival Basto, Rogério Breia, bem como por vários técnicos municipais, visitou a escola Quinta de S. José para verificar a evolução das obras.

Com cerca de 30 anos e já várias intervenções de beneficiação, a Escola Básica Quinta de S. José tem cerca de 200 alunos. De todas as intervenções esta é a mais profunda e tem um investimento, totalmente por parte do município, de cerca de 125 mil euros.

As tão contestadas coberturas de fibrocimento, que têm amianto na sua composição, foram completamente substituídas por placas mais modernas e sem perigo para a saúde pública denominadas de chapa sandwich. A obra inclui ainda a pintura de todas as salas de aula, hall de entrada e acessos. As instalações sanitárias serão revestidas a azulejo e reparado o revestimento dos tetos. Os pavimentos em vinil, já deteriorados, serão substituídos por mosaico cerâmico. A área de recreio também foi intervencionada com a substituição do velho brinquedo de madeira.

As obras desta escola estarão concluídas no final de agosto segundo a previsão municipal.

O custo total das intervenções nas três escolas ronda os 300 mil euros.

escolapovoa_1

 escolapovoa_3

Texto e fotografias: Henrique Ribeiro

reportagem