A partir de29 de agosto o Largo da Luz, recinto da Feira da Luz, recebe a exposição LisbonMuse.

Posicionar Lisboa num patamar de sublimidade turística através de uma exposição única e nunca antes realizada em Lisboa é o principal objetivo da POMOcreat em coprodução com a Junta de Freguesia de Carnide, a Central Models e a CEMUSA, a realizar em no Largo da Luz (Carnide, em Lisboa) a partir do próximo dia 29 de agosto até ao dia 27 de setembro de 2015.

A exposição visa divulgar nove espaços culturais da cidade de Lisboa. A saber: a Culturgest, a Fundação Portuguesa das Comunicações, o Lisboa Story Centre, o Museu da Água, o Museu da Carris, o Museu do Oriente, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio dos Marqueses de Fronteira e o Teatro Tivoli BBVA foram os espaços convidados a participar.

A ideia original do investigador de Mitologia Greco-Romana, André Ferreira, de associar nove espaços de Lisboa às faculdades das nove musas do Olimpo, só pôde ser concretizada graças à fusão de seis áreas artísticas distintas.

Paulo Julião (autor dos figurinos), Magali Santana (maquilhagem e cabelos), Ana Pessoa (fotografia), Francisco Martins (foto-ilustração), Luís Covas (design gráfico) e Pedro Falé (audiovisual) foram os seis profissionais convidados para materializar a arte do LisbonMuse.

Nove figuras públicas femininas da Central Models foram convidadas a participar: as apresentadoras televisivas Ana Rita Clara, Ana Luísa Barbosa e Adriane Garcia; as empresárias Yolanda Lobo e Raquel Prates; a atriz Sandra Cóias; as modelos internacionais Astrid Werdnig, Débora Montenegro e Telma Santos.

As nove figuras míticas femininas da Mitologia Greco-romana que serviram de mote inspirador foram nove MUSAS, a saber: Érato (Musa da Poesia Romântica); Calíope (Musa da Eloquência); Terpsícore (Musa da Dança); Polímnia (Musa da Poesia Sagrada); Clio (Musa da História); Melpómene (Musa da Tragédia); Tália (Musa da Comédia) Urânia (Musa da Ciência).

Para além dos intervenientes descritos anteriormente, foram também convidados a participar: a fadista Liana, que através do seu “Fado da Despedida (Lisboa foi o meu fado)” contribuiu para a projeção do LisbonMuse através de um vídeo que, ao circular, permite difundir a Lisboa Olímpica pelos meios audiovisuais; o escritor Nuno Verdial Soares, que elaborou os textos que acompanham toda a exposição, fazendo relembrar que Lisboa é uma cidade de poetas; –        a atriz Joana Seixas que é a embaixadora do LisbonMuse.

Fonte e imagens:  POMOcreat (Associação dinamizadora da Exposição)

LisbonMuse_1