Na época em que os computadores, telemóveis e consolas de jogos imperam, não será de admirar o aumento de casos de indivíduos com tendinites, incluindo jovens. Esta consiste numa inflamação de um tendão, fruto do excesso da repetição de um mesmo movimento. Normalmente dá-se o nome de lesão por esforço repetitivo.
Muitos indivíduos acabam por adquirir tendinites também pelo tipo de trabalho que realizam, pois como referido depende da repetição de movimentos, pelo que indivíduos que trabalhem, por exemplo, em linhas de montagem podem ter maior propensão a sofrer de tendinites pela realização do mesmo movimento anos a fio. Tal como indivíduos que tenham que trabalhar diariamente num computador, por estarem constantemente a mexer com o rato, podem desenvolver a doença. Portanto, o que está em causa não é propriamente o esforço físico que implica, mas a repetição de movimentos.
É importante salientar, também, que existem vários outros fatores que propiciam o aparecimento das tendinites, como neuropatias que possam levar a alterações musculares; distúrbios metabólicos; doenças quer do foro imunológico, quer reumatológicas; traumas a nível motor; e esforços físicos mais exagerados ou repetitivos.
Relativamente aos sintomas, estes podem ser bastante dolorosos, destacando-se a dor e o inchaço, que podem levar à dificuldade de movimento e até mesmo à quebra da força muscular. Por vezes, as tendinites podem afetar a vida do individuo na realização de uma tarefa à qual esteja habituado, inclusive impedir que realize a sua atividade profissional.
De destacar que desde cada vez mais cedo os jovens estão na linha da mira desta doença, pois passam demasiado tempo ao computador, a mexer no telemóvel ou a jogar em consolas. Aparentemente, parece inofensivo, contudo o aumento de horas na companhia destes novos amigos tecnológicos pode vir a ser bastante prejudicial, pois implica os tais movimentos repetitivos de que temos vindo a falar.
Importa também relembrar que as tendinites afetam na sua maioria as mãos, e que dependemos delas para mil e uma coisas, sendo que devemos preservar os nossos tendões que logo dão sinal através das dores e por vezes até cãibras.