Certamente ficará na história como o último presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, que terminará com as eleições autárquicas de 29 de setembro integrando a União das Freguesias da Pontinha-Famões. Chama-se Eugénio Marques e nasceu a 20 de novembro de 1959 na freguesia de Freixianda, concelho de Ourém. No Colégio La Salle de Abrantes concluiu o Curso Geral dos Liceus.

Em 1978, com 19 anos, teve o seu primeiro emprego nas Minas da Panasqueira e um ano depois veio para Lisboa trabalhar na Companhia Carris onde ainda hoje se encontra.

Os anos de 1981 a 19883 foram passados nos fuzileiros no cumprimento do serviço militar que o levou durante seis meses à Ilha de S. Jorge, nos Açores para fazer parte do Gabinete de Apoio à Reconstrução depois do sismo de 01 de janeiro de 1981.

Desde 1979 que vive no concelho Odivelas e, desafiado por alguns amigos, iniciou a sua atividade associativa começando como vogal da Associação de Moradores da Encosta da Luz (o seu bairro) onde atualmente é o presidente, bem como da AUGI do mesmo bairro.

Em 1996 entrou para a direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odivelas onde é agora presidente da direção.

Depois de anos ter feito parte das listas do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia da Pontinha «Fui convidado pelo meu grande amigo e saudoso José Guerreiro para neste mandato ser o seu número 2. Infelizmente com o seu falecimento assumi a Presidência da Junta de Freguesia em Setembro de 2012».

 

1º – Que o levou à atividade que agora desenvolve?

Na altura só mesmo a necessidade de ter trabalho, hoje porque gosto do que faço.

2º – Se não fosse Coordenador-Geral técnico o que gostaria de ser?

Veterinário

3º – Algum filme marcou a sua vida? Qual?

Ben-Hur, de William Wyler, de 1959, dos Estados Unidos.

4º – E um livro?

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943.

5º – E uma música

E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, que foi uma das senhas do 25 de Abril de 1974.

6º – Há um prato que não dispensa?

Uma boa sardinhada

7º – E uma bebida?

Vinho tinto

8º – Praia ou campo?

Campo sempre!

9º – Uma viagem sonhada seria a?

Às 9 Ilhas dos Açores

10º Que personalidade mais admira?

Luther King, porque foi um líder carismático que lutou pela igualdade de direitos e que foi assassinado  por lutar pelos seus ideais, também porque a ele devemos a grande mudança na sociedade Americana e em todo o mundo.

11º Se tivesse poderes para isso o que mudaria no concelho de Odivelas?

Embora reconheça que tem sido feito um bom trabalho na legalização dos bairros, fazia um grande esforço na legalização dos restantes, porque as pessoas merecem, têm sido colaborantes e principalmente porque a geração que construiu as suas casas gostava de resolver o seu problema.

Penso que se não for com alguma urgência num futuro e próximo será muito mais difícil. Acredito que nos próximos anos grande parte dos bairros terá o seu alvará.