Cá está de novo o Zé Maria Finório para mais uma crónica das gambuzinescas caçadas por terras da marmelada. Hoje não me apetece comentar nenhum facto, acontecimento ou personalidade nacional ou internacional. Sim o que interessa se no Colégio Militar há, ou não, discriminação sexual, se o presidente Marcelo está a gostar, ou não, do seu regresso a Moçambique, onde o seu pai foi governador ou se é desta que o Governo português acaba com a mama do ensino privado? Sim que interessa?

Depois dos dias para tudo e mais alguma coisa, surgiu a moda de mês de tudo e mais alguma coisa. Odivelas não foge à regra e tem também os seus meses dedicados…, Bom até tem estações, que ainda é mais que um mês. Ah pois! Temos então o Mês do Idoso, o Mês da Juventude, os Concertos de Maio e a Primavera da Poesia. Atenção que o Zé não está a dizer mal, antes pelo contrário o Finório aplaude, não de pé porque as cruzes não permitem, mas com entusiasmo estes eventos e iniciativas.

O Mês da Juventude arrancou em grande com o Festival Jovem nas Colinas do Cruzeiro. Foi uma festa bonita embora o ventinho de sábado à noite tivesse complicado um pouco a coisa, mas ainda assim foram milhares as pessoas que ao longo dos dois dias passaram pelo evento. Cá o Zé só teve pena de já não ter físico para experimentar a parede de escalada, o skate, ou os elásticos e de não ter idade para brincar no insuflável, coisa que nos meus tempos de menino ainda só estaria na imaginação dos criadores de divertimentos infantis.

Quanto às bandas…Bom o Zé sabe que aquilo era um festival jovem e que, por isso, a música era para essa faixa etária, mas que diabo podiam também convidar o Quim Barreiros que a mocidade até curte. O Zé veio de lá cheio de dores de cabeça com aquela parafernália de ruídos que alguns classificam de música. mas prontos, não se pode ter tudo… Ah e o Finório gostou muito de ver o empenhamento dos funcionários do setor da juventude e do gabinete da senhora vereadora Mónica Vilarinho. E gostou ainda mais de ver o senhor doutor Tiago Jesus agarrado à mesa de mistura… Já agora os parabéns às empresas do concelho de patrocinaram o evento pagando os equipamentos de diversão. Assim se faz um grande evento com um investimento pequeno do orçamento municipal. O Zé gostou.

Por Famões, e depois de uma primeira data que o mau tempo invalidou, o Mercado Saloio fez-se junto ao emblemático Moinho da Laureana. Menos expositores, menos público, talvez devido ao adiamento, mas ainda assim uma boa festa. O Zé gostou dos adereços de ruralidade como foram os fardos de palha, os animais e as carroças. Também gostou dos produtos da Escola Agrícola da Paiã e de outros vindos de outras paragens. Também a animação musical teve piada. O Zé adora o outro Zé, o Barbosa, que é um verdadeiro homem espetáculo. Afinal não são só aqueles que nos impingem todos os dias nas televisões generalistas, com doze reforçada aos domingos, que são artistas e têm piada. Parabéns doutora presidenta da junta. Força e que venham mais mercados saloios.

Pela Biblioteca Municipal D. Dinis é tempo de primavera poética. O Zé adora poesia e até escreve uma quadritas, umas sextilhas e uns sonetos, mas como o Voltas não passa na minha freguesia nem sempre me dá jeito ir a Odivelas. Não poderiam descentralizar e fazer também noutras freguesias para que os Zés Marias pudessem assistir também? Vá lá doutora Helena que é um jardim, faça um favor ao Finório e pense nisso. Sim porque os Concertos de Maio foram assim planeados e não se centram só numa freguesia e assim o Zé já pode deliciar-se com boa música ao vivo. Pois claro, parabéns pelos concertos. Venham também os de junho, julho, agosto, setembro e etc. etc. & tal.

No sábado à tarde o concelho vai comemorar o Dia Municipal do Bombeiro, uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas em parceria com as três associações de bombeiros do concelho, Caneças, Odivelas e Pontinha. O Finório aplaude esta homenagem aos soldados da paz que vai mostrar os meios e a capacidade operacional dos bombeiros. Parabéns ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Odivelas que terá sido o mentor da ideia. É bom que não nos lembremos só de Santa Bárbara quando troveja. Que S. Marçal ajude a que tudo corra bem…

A FAPODIVEL não para e depois de tudo o que tem feito em Odivelas foi a Castelo Branco gritar que é preciso fazer alguma coisa pela segurança nas escolas. A moção que apresentou foi aprovada por unanimidade. Resta agora que o concelho executivo da CONFAP tenha os atributos de virilidade necessários para a defender e exigir a aplicação dos seus pressupostos. O Zé vai esperar para ver.

E agora… vou parar de escrever. Apetece-me comer duas bolas de gelado de chocolate. Vou ver se a Etelvina é mais precavida que alguns restaurantes que conheço e não tem só baunilha no congelador. Volto para a semana, ou não…

Gambuzino ao saco…
Gambuzino ao saco…