Dia Municipal do Bombeiro

Câmara presta homenagem aos Bombeiros do Concelho

No âmbito das celebrações do Dia Municipal do Bombeiro criado pela Câmara Municipal de Odivelas para homenagear os bombeiros das três corporações do concelho, Caneças, Odivelas e Pontinha, teve lugar no dia 07 de maio, em Caneças, um desfile de pessoal e viaturas dos bombeiros e uma sessão solene que decorreu no quartel dos Bombeiros de Caneças e que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins; dos vereadores Edgar Valles e José Esteves; do comandante operacional distrital de Lisboa, Carlos Mata, do vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, Manuel Varela; do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rui Rama da Silva; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, Fernando Santos; dos presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caneças e Odivelas, Domingos Tomé e Eugénio Marques, respetivamente, do comandante da Esquadra da PSP, de Caneças, Álvaro Marçal e do representante do Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, o capitão Moreira.
Na sua intervenção o edil de Odivelas referiu que o Dia Municipal do Bombeiro «É, sem dúvida, uma efeméride que justa e permanentemente devemos assinalar no sentido de reavivar e dar o nosso testemunho perante toda a comunidade da relevância do trabalho, empenho e dedicação diárias dos nossos Soldados da Paz. Os nossos Bombeiros Voluntários, a par do Serviço Municipal de Proteção Civil estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano, para prestar o socorro e o auxílio aos nossos munícipes e a todos os que dele assim necessitem».
Hugo Martins considerou que as corporações de bombeiros do concelho estão dotadas «Dos meios e equipamentos necessários para uma rápida intervenção no combate a incêndios florestais e urbanos, desencarceramentos, busca e resgate, transportes de urgência e de doentes» e sublinhou que também «Ajudam e colaboram com outras corporações de outros distritos do país, quando para isso são requisitados, postura que já motivou por diversas vezes várias menções honrosas e o meritório reconhecimento pelo altruísmo revelado no dedicar das suas vidas em prol dos outros sem nada pedir em troca, elevando bem alto o nome de Odivelas. Sem dúvida, um motivo de enorme orgulho e regozijo para o nosso Município».
O presidente do município referiu também que «É focada nessa louvável e dignificante bravura dos Bombeiros, que a Câmara Municipal de Odivelas tem desenvolvido, desde a criação do Município, uma importante parceria com as nossas três corporações do Concelho, de modo a garantir à população a prestação de um conjunto de serviços que visam o seu bem-estar e a sua segurança» e considerou que os bombeiros «São, de facto, os grandes guardiões do nosso território».
Hugo Martins recordou «O Verão de 2012 e os fogos de proporções alarmantes que afetaram o Concelho de Odivelas e outros municípios vizinhos, mas também o Inverno seguinte que em meados de Janeiro de 2013 trouxe o mau tempo com chuvas e ventos fortes, deixando, a título de exemplo, um prédio na Serra da Luz em risco de ruir. Para estas ocorrências inesperadas, pudemos contar com a pronta e eficaz intervenção dos nossos Bombeiros, sempre em estreita articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e demais forças de segurança». O edil recordou ainda «O incêndio que deflagrou muito recentemente, em finais de setembro do ano passado, atingindo um armazém de resíduos para reciclagem, situado na zona industrial da Paiã, onde pude observar pessoalmente no local a valentia e a persistência de 82 operacionais a combaterem as chamas, durante mais de cinco horas».
Para a Câmara Municipal de Odivelas «Os subsídios e os apoios concedidos às Corporações de Bombeiros representam, fundamentalmente, um investimento na população e no território. É por esta razão que estivemos desde o primeiro minuto ao seu lado apoiando-as, com meios técnicos e humanos, equipamentos de autoproteção e viaturas, subsídios correntes e de capital que totalizam em média mais de um milhão de euros por ano» disse Hugo Martins, acrescentando que «Continuaremos a depositar nos Bombeiros total confiança e a prestar todo o apoio que nos é possível, no sentido de poder assegurar as condições necessárias tendo em vista o bom desempenho desta mui nobre função pública.».
Para o presidente da câmara «Tem sido com esta postura séria, responsável e construtiva que se têm desenvolvido sinergias profícuas entre o Município e as Associações de Bombeiros, mas também com a Polícia de Segurança Pública, Juntas de Freguesia, movimento associativo e população em geral. Queremos continuar a fazer de Odivelas um Concelho cada vez mais resiliente, pois isso trará garantidamente mais ganhos e mais-valias para todos».
A Câmara Municipal de Odivelas está presente «Nas escolas, nas creches e jardins-de-infância, nas associações e centros de dias, com variados planos de formação que passam pela utilização e manuseamento de extintores, pela sensibilização para medidas de autoproteção em situação de ocorrência de sismo, inundação ou incêndio, entre muitas outras iniciativas e atividades.
Na Câmara Municipal, tal como certamente todos os responsáveis pelas entidades aqui presentes, queremos prestar serviços públicos de qualidade e proximidade aos nossos Munícipes, apresentando projetos, soluções e alternativas, sem nunca esquecer que as pessoas estarão sempre no centro da nossa ação e decisão.
São estes desígnios que tornarão possível assegurar uma progressiva melhoria da qualidade de vida de todos. E é para isso que trabalhamos todos os dias».
Em final de intervenção Hugo Martins, em seu nome, em nome da Câmara Municipal de Odivelas e de todos os odivelenses, fez questão de prestar «A mais distinta homenagem a todas e todos os Bombeiros do concelho, pela vossa coragem e prontidão, pelo vosso conhecimento técnico e atuação exemplar. Acredito sinceramente que não deve ser nada fácil colocar muitas vezes a vossa vida em risco em prol da vida dos outros mas vocês fazem-no sempre com um sorriso na cara. Bem-haja também por isso!.
Como dizia Aristóteles “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” E a vossa enormíssima dose de coragem é também a nossa grande fonte de inspiração para o desempenho das funções que a população nos confiou».