Quem não quer ser bonita? Quem não deseja ardentemente ser admirada pelos outros? Elogiada e até servir de modelo? Todas as mulheres. Mulher que é mulher é vaidosa, e isso é um facto. No entanto, existem as que se cuidam e as que por vezes exageram na sua produção. Nem sempre se justificam as horas passadas diante do espelho. Atualmente, por exemplo, a maquilhagem virou um vício assumido. Ao banal batom e ao discreto rímel, somaram-se bases, corretores, sombras, brilhos, gloss, auxiliados por pincéis e esponjas intermináveis, cada um com a sua função bem definida.
Maquilhar-se passou a ser parte do ritual de higiene. A maioria das mulheres não sai de casa sem disfarçar todas as suas imperfeições. Sem garantir que passa para o exterior a melhor imagem de si mesma. A maquilhagem é sem sombra de dúvida a melhor amiga da mulher, (ultrapassando em larga escala os diamantes que sem poder de compra ficam difíceis de adquirir). Aliás, vemos inclusive adolescentes de tenra idade a usar maquilhagem até para ir à escola. Com que finalidade?
Mas afinal, que padrão de beleza procuramos tão desesperadamente, que nos obriga a passar horas diante do espelho em busca da imagem imaculada que não corresponde à realidade? Porque nos obrigamos a colocar quilos e quilos de maquilhagem na pele só para disfarçar olheiras ou sinais? Aceito e apoio que tenhamos cuidados com a nossa imagem e que queiramos estar apresentáveis, mas não será isto tudo demasiado extremo? As mulheres chegam ao ponto de não querer que se toque na cara para não estragar a maquilhagem, de não cumprimentar alguém para não tirar o batom, evitam emoções porque chorar borra os olhos, entre mil e uma outras coisas. Porque nos obrigamos a estar impecáveis e não o “exigimos” também aos homens por exemplo? Porque precisamos tão intensamente ser as mulheres fatais que param o trânsito, afinal? Como se no final do dia não voltássemos a ter a mesma cara e os mesmos sinais, marcas, olheiras, etc. Como se não tivéssemos que encarar os nossos “defeitos” mais cedo ou mais tarde.
A maquilhagem faz efetivamente milagres. E o único problema dela é o facto de nos escondermos atrás, porque não gostamos da nossa imagem real, pois caso contrário sairíamos à rua mesmo de cara lavada. Isso sim, seria um desafio nos dias de hoje.
Admiramos mulheres famosas e queremos ser como elas, quando na realidade elas são como nós. Qual o mal de ter olheiras? Marcas ou cicatrizes? Sinais ou sardas? Qual o mal de sermos nós mesmas?