Estou feliz. Muito feliz…

Escrevo esta crónica a 26 de dezembro do ano da (des)graça de 2013, um dia depois do Natal e seis dias antes do início de 2014 que espero seja melhor que o que agora nos preparamos para abandonar. E estou feliz porquê, perguntarão os leitores de espirito mais inquisitorial. E cá Zé responde: «Estou feliz porque é Natal, estou feliz porque tenho amigos, estou feliz porque tenho uma família, estou feliz porque passei o Natal com  quem gosto e felizmente comi bem».  Tenho ou não razão para estar feliz? Claro que tenho!

 

Mas os tristes acontecimentos com que todas as televisões nos brindaram neste natal, com os efeitos da tempestade que assolou muitos pontos do país toldaram um pouco a minha felicidade. Foram muitas as pessoas desalojadas de suas casas devido a quedas de árvores. Fatalidade das causas naturais? NÃO! tem de gritar o Zé. Se há árvores que há muito ameaçam cair porque é que já não foram deitadas a baixo? Porque nunca mais aplicamos a sabedoria popular que nos diz «Mais vale prevenir que remediar» ou «Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje»? E, embora não tivessem honras de televisão também cá pelo nosso concelho ouve algumas quedas. Pois é, as oportunidades de acidentes também foram criadas na terra das oportunidades.

 

Falando em acidentes. A querida presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões está lesionada numa mão. Foi ajudar os bombeiros da Pontinha numa operação de socorro e vai daí lesionou-se. Eh pá cá Zé recomenda vivamente ao executivo da junta que se afaste dos bombeiros em situações de serviço. Há umas semanas foi o Rodrigues que ficou doentinho, agora foi a Corália que se lesionou. Temos pena, muita pena e dizemos com convicção: Autarca sofre… Sofre mesmo.

 

Li no plano de reestruturação da Municipália que os bares dão prejuízo. Eh pá, façam como o Governo e privatizem aquilo. Verá que começam logo a dar lucro.

A malfadada lei 50/2012 pode preparar o finamento da Municipália. O Zé ficará muito triste se assim for. Gosto de ir à Malaposta e acho que tem bons espetáculos. E cá para mim a cultura pode dar prejuízos do ponto de vista financeiro mas se formar melhores cidadãos então dá lucro. Tenho, ou não tenho, razão? Ah pois tenho.

 

Loures mudou de partido no poder. Os SMAS de Loures têm nova administração mas cá pelas bandas da terra da marmelada o Zé ainda não viu grandes mudanças e até com os óculos novos que me custaram um dinheirão. Lixo e mais lixo um pouco por todo o lado. Na Pontinha, no cruzamento da rua de Santo Eloy com a Rua do Funchal os ecopontos não são despejados há mais de 15 dias e o que devia estar apenas dentro dos contentores acumula-se na rua. Alguns moradores já foram à junta protestar. Tanto quanto o Zé sabe a junta remete os protestos para os SMAS. Agora o que fazem os SMAS aos protestos é que o Zé não sabe. Será que cortaram nas verbas do papel higiénico?

 

Na estrada Pontinha/Caneças, à entrada para o Casal do Rato, há cerca de dois meses foi aberto um buraco na estrada, segundo parece a mando da EDP. O buraco foi tapado com terra mas de alcatrão nada. As chuvinhas vão levando a terra e não tarda que o buraco fique tão fundo que engula alguém, ou algum veículo. Se tal acontecer quem é responsável? Se calhar os mesmo que vão ser responsabilizados pelas árvores que caíram e deixaram as pessoas sem casa. Ou seja, ninguém? Pois…

E como não me apetece escrever muito hoje vou terminar mas antes quero dizer-vos que as coisas lá pelos sanitários do edifício municipal junto à escola Maria Lamas deve andar uma grande confusão. Eu não explico porquê. Vejam a foto, OK?

 

E pronto THE END como via em pequenino nos filmes de Cowboys. Volto para a 09 de janeiro, ou não.

 

E agora saco em riste e…

 

Gambuzino ao Saco… Gambuzino ao Saco…