Nesta época natalícia existe uma forte tendência para falar na família. A família deve ser acima de tudo o nosso conforto, o nosso ponto de abrigo, todos os braços que se unem para nos proporcionar um bom berço. São os primeiros seres com quem socializamos quando nascemos, é a nossa chamada socialização primária. Aprendemos a reconhecer o cheio, a voz, o toque de cada familiar ainda em idade tenra. Todos os valores, crenças, ideias, conceitos são nos transmitidos pela família numa primeira instância. A essência do que somos devemos à nossa família, sobretudo aos pais.

Cada membro da família tem a sua função, e é um dever comum a todos defender a família para que não se desintegre, afinal o que é uma pessoa sem família? A união devia ser o principal sinónimo da família. A família é a única coisa certa que nos liga ao mundo, é o nosso fio condutor. É ela quem conta a nossa história mesmo na nossa ausência, é ela que atravessa gerações, que carrega os nossos nomes. São laços de sangue e afinidade de se perpetuam.

Por isso neste natal, em vez que percorrermos lojas à procura de prendas para a família, devíamos dar algo mais profundo, que não se vende nem tão pouco se vê, pois essa é a essência do Natal. O Natal é a festa da Família.

Diga ao seu pai que é o seu herói. Diga à sua mãe que a ama. Diga aos seus avós que apesar das diferenças sempre os amou incondicionalmente. Abrace e agradeça aquela sua tia que lhe fazia os bolos para os aniversários das bonecas por ter tornado a sua infância mais feliz. Abrace aquele tio que tanto lhe faz rir sempre que conversam. Abrace aquelas primas que na realidade são como irmãs. Agradeça o apoio e carinho dos pais, tios, primos, sobrinhos, avós, irmãos. Mas sobretudo, dê aos seus filhos tudo o que de bom há em si, pois está a construir um ser com partes de si mesmo.

Sorria na rua para as pessoas, deseje um Natal mágico. Aproveite mais esta ocasião com a sua família, reforce os laços de união. Agradeça pela sua família, pois é parte de si. É a sua história.

Valorize a família, como valoriza o Natal. Mas valorize o ano todo, não só em dezembro. A sua família continua a estar consigo o resto do ano, o Natal só nos visita uma vez por ano.