Seminário do Stresse

Seminário Stress

Fotografia: GC/CMO

 

No âmbito da Agenda da Saúde que está a ser promovida pela Câmara Municipal de Odivelas realizou-se no dia 18 de janeiro, no auditório dos Paços do Concelho, a 1ª Sessão do Seminário do Stresse que contou com a participação de cerca de 30 pessoas entre as quais, técnicos de Educação, de Saúde e de Intervenção Social. As causas do Stress e a sua relação com o rendimento profissional e humano foram algumas das questões abordadas.

O seminário, que conta com a participação da Associação Internacional Temperança (através do enfermeiro Byron Rodrigues), é constituído por 5 sessões, sendo que as próximas decorrem nos dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, a partir das 15h30, sempre no Auditório dos Paços do Concelho.

De realçar que o Stresse é um dos mais notificados problemas de saúde relacionados com o trabalho, sendo visto como um dos maiores desafios para a saúde e a segurança na Europa. Quase um em cada quatro trabalhadores é afetado pelo Stresse, havendo estudos que o apontam como responsável por entre 50% a 60% dos dias de trabalho perdidos. O Stresse pode levar as pessoas a adoecer e a sentirem-se profundamente infelizes, tanto no trabalho como em casa.

 

 

Atelier de plasticina

Plasticina

Fotografia: GC/CMO

 

O Centro de Exposições de Odivelas recebeu no dia 18 de janeiro, o atelier de Plasticina – Vamos Mergulhar ao Fundo do Mar?

Esta iniciativa foi dedicada aos mais novos que  puderam recriar através de plasticina, vários objetos alusivos ao mar, como: estrelas-do-mar, caranguejos, tartarugas e peixes.

 

Projeto Eu, Cidadão?

Eu cidadão

 Fotografia: GC/CMO

 O Projeto Eu, Cidadão está de regresso às Escolas Secundárias do Concelho de Odivelas, numa iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas que tem como objetivo sensibilizar os jovens para os valores da cidadania, nomeadamente para os direitos, responsabilidades e deveres associados.

Integrado no Programa de Educação para a Cidadania Democrática, este programa pretende desenvolver a consciência cívica na população jovem de Odivelas, ajudando a que se tornem cidadãos críticos, ativos e intervenientes na construção de um concelho melhor.

O Projeto Eu, Cidadão?, teve início no dia 8 de janeiro, nas Escolas Secundárias da Ramada e Caneças, com a participação de cerca de 180 alunos e respetivos docentes. Estas sessões contam com a intervenção de Gonçalo Ribeiro da Costa, consultor jurídico da Câmara Municipal de Odivelas e da vereadora da Educação, Fernanda Franchi. Na manhã de dia 20 foi a vez dos alunos da Escola Profissional Agrícola D. Dinis, na Paiã, freguesia da Pontinha, receber esta iniciativa, que terminou a 21 de janeiro, na Escola Secundária Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião.

Estas sessões têm como objetivo a transmissão de conhecimentos, realçando a importância da participação social, cultural e política dos jovens, através da promoção de espaços de debate e esclarecimento de dúvidas.

 

Câmara aprova Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública

 

Na reunião extraordinária da executivo municipal de 17 de janeiro foi aprovada por unanimidade a proposta de

de Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública, que prevê a redução do horário de trabalho das 40 para as 35 horas semanais, que abrange mais de 50% de trabalhadores do município.

Após esta aprovação, o acordo terá que ser assinado por todas as partes e remetido, para homologação do Secretário de Estado da Administração Pública, entrando em vigor no dia, imediatamente a seguir, à publicação em Diário da República.

 

Presidente da Câmara reuniu com AECSCLO

aesclo

   Fotografia: GC/CMO

A presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, acompanhada da vereadora responsável pelo pelouro das Atividades Económicas, Mónica Vilarinho, recebeu, em audiência, no dia 16 de janeiro, a Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas (AECSCLO).

Nessa reunião, a AECSCLO, representada pelo presidente da Direção, Mário Saramago, e pelos presidentes da assembleia geral e do conselho fiscal, apresentou os seus cumprimentos à nova equipa municipal, e reiterou a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar com o Município em prol do desenvolvimento do Concelho e da dinamização do seu tecido empresarial.

A presidente da Câmara agradeceu essa disponibilidade de continuação do trabalho conjunto entre a autarquia e a associação, que considera fundamental para a revitalização das empresas já existentes e para a captação de novas empresas e de novos investimentos, aspeto decisivo para vencer o grande desafio do combate ao desemprego e da criação de novos empregos. Susana Amador aproveitou ainda a ocasião para apresentar à AECSCLO vários dos projetos em carteira para desenvolver neste domínio no novo mandato autárquico, o que foi recebido com enorme satisfação por parte daquela associação, dado os mesmos irem de encontro às sugestões e anseios oportunamente apresentados.

Esta reunião de trabalho reforçou ainda a importância do trabalho em parceria entre as duas entidades na prossecução dos seus objetivos comuns neste domínio, o da criação de uma economia local cada vez mais forte.

 

Agenda da Saúde fala de afetos

afetos

 Fotografia: GC/CMO

Integrado na Agenda da Saúde que ocorre durante este mês de janeiro, realizou-se, a 14 de janeiro, o Ateliê sobre Afetos e Sexualidade na Associação Comunitária, Infantil e Juvenil da Ramada que contou com a presença do Vereador Edgar Valles.

O projeto enquadra-se no Programa Municipal de Promoção Sexualidade Saudável e trata-se de um projeto pensado de raiz pela Camara Municipal de Odivelas, desenvolvido em parceria com a Universidade Lusófona.

Na prática, uma equipa da Câmara e da Universidade estão a deslocar-se a diversos jardins-de-infância de IPPS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho. É numa conversa informal com os miúdos de 5 anos que abordam temas como os afetos, a sexualidade, os sentimentos, as emoções e a amizade. Além da conversa, a parte lúdica e divertida através de um jogo, uma história contada e uma atividade de expressão plástica.

O Projeto termina no dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados.

 

Prevenção de Acidentes na Pessoa Idosa

Acesso cuidados de saúde

 Fotografia: GC/CMO

 

Como forma de promover o envelhecimento ativo, impulsionando a mobilização e a coresponsabilização social na obtenção de ganhos em saúde para a população idosa, a Câmara Municipal de Odivelas organizou nos dias 13 e 14 de janeiro, duas ações de sensibilização subordinadas ao tema “Prevenção de Acidentes na Pessoa Idosa”, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Nostra Pontinha (UCC Nostra Pontinha).

Estas duas ações, surgem no âmbito da Agenda para a Saúde a decorrer até dia 31 de janeiro, e tiveram lugar no Centro de Dia Santa Maria da Urmeira e no Centro Comunitário e Paroquial de Famões. Cerca de 60 idosos estiveram atentos a estas ações que sensibilizaram para a adoção de medidas preventivas, nomeadamente nas quedas, entre outras.

Envelhecimento não é sinónimo de doença, embora venha acompanhado dela. Mas pesquisas já comprovaram que é possível envelhecer de forma saudável. Manter o cérebro ativo é muito importante para garantir um envelhecimento saudável, para tal é fundamental que a pessoa se envolva em atividades que mantenham o bom funcionamento cognitivo, como o estudo e a leitura, além de cuidar da saúde do corpo.