Mantendo a tradição, na segunda-feira, Dia de Reis, o Grupo Coral da Sociedade Musical Odivelense (SMO) e o Grupo Instrumental e Etnográfico Alma Viva foram aos Paços do Concelho cantar as Janeiras para a presidente da Câmara Municipal de Odivelas e o seu executivo. Ao evento assistiram também vários funcionários do município e alguns munícipes que se juntaram à festa.

Foi um momento cultural interessante. Por um lado a componente mais clássica com o Grupo Coral da centenária coletividade do concelho e por outro a música mais popular e animada dos Alma Viva.

Coube ao coral da SMO a abertura. Este grupo, composto por 18 pessoas, sob a direção do maestro Carlos Brás, interpretou quatro temas. Abriu com Nola Debemos Dormir, seguindo-se Roxozinho, cancão tradicional portuguesa. Em estreia no grupo e ensaiada para este momento foi cantada Do Varão Nasceu a Vara, com arranjo do maestro Fernando Lopes Graça. Seguiu-se uma canção popular de janeiras da Beira Baixa e a atuação do coral da SMO terminou com Natal dos Simples, de Zeca Afonso.

coral_SMO

 Grupo Coral da Sociedade Musical Odivelense 

Os Alma Viva também cantaram quatro temas: Fado batido; Janeiras, adaptadas ao concelho de Odivelas (ver caixa); Lá na Capela e Cantiga da Rua, canções animadas que convidavam a um pézinho de dança. O grupo até oferecia um prémio aos corajosos que se atrevessem, mas embora os pés fossem acompanhando o ritmo da música, ninguém saiu do seu lugar.

Manuel Vilela, dos Alma Viva, disse ao Odivelas Notícias que o seu grupo é amador e constituído por oito amantes da música que aproveitam as suas horas livres para se juntar e animar eventos com a sua música e alegria contagiantes. Nascido há 25 anos o grupo teve um interregno de cinco anos, devido a circunstâncias diversas mas juntou-se de novo e com mais força. De um relojoeiro a um motorista de autocarros de passageiros, o grupo tem elementos de várias profissões, na sua maioria residentes no concelho de Odivelas, segundo Manuel Vilela.

Os ensaios são feitos na sede do Grupo Recreativo do Espirito Santo (Ajax de Odivelas) por gentileza da direção desta coletividade a quem Manuel Vilela fez questão de agradecer e atua em vários locais, sempre que sejam convidados. Bailes e animação em Centros de Dia da 3ª Idade são as maiores solicitações feitas aos Alma Viva.

Para além das vozes de todos os membros o grupo conta com cavaquinho, bandolim, viola, guitarra portuguesa, bombo, acordeão, pandeireta, ferrinhos e reco-reco.

Após as atuações Susana Amador, presidente da CMO, dirigiu algumas palavras aos presentes.

A edil agradeceu a presença dos dois grupos sublinhou que «Há tradições que têm muito a ver com Portugal e com a nossa alma lusa», e que «Sem cultura não há identidade, alegria ou cidadania. Sem cultura não há passado nem presente e sobretudo não há futuro. Portugal e Odivelas têm de apostar na cultura, na alma do povo, na alma do concelho».

Susana Amador lembrou o papel da Sociedade Musical Odivelense, «E toda a sua história feita de homens e mulheres valentes», da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças, dos ranchos e grupos folclóricos, dos artesãos e demais grupos e associações. «O que seria de Odivelas sem o povo que vive aqui e que gosta do seu território, que tem amor a este espaço e a este concelho. Não seriamos nada neste mundo tão globalizado nesta sociedade onde vestimos nas mesmas lojas e comemos as mesmas coisas, se não houvesse cultura seriamos todos iguais. É a cultura que nos deferência, a nossa história, aquilo que se canta, que se dança e que se pensa».

Acompanharam Susana Amador nesta receção aos dois grupos os vereadores Paulo César e Sandra Pereira. Os vereadores Edgar Vales (que se encontra de férias) Fernanda Franchi e Mónica Vilarinho (em baixa de parto) foram representados respetivamente por Paulo Ribeiro, Célia Sousa e Tiago Jesus. O vereador Hugo Martins encontrava-se no Bairro de Santo Eloy a resolver um problema relacionado com as Obras Municipais.

E, como não podia deixar de ser, em Dia de Reis, o evento terminou com vinho do Porto e… Bolo Rei!.

 

alma_viva

Grupo Musical e Etnográfico Alma Viva

 

Janeiras para a CMO

O grupo Alma Viva adaptou uma canção popular de janeiras para a situação de Odivelas. Aqui fica a letra:

Foi na noite de Natal

Quando o menino nasceu

Em Belém foi batizado

Em Jerusalém morreu

Logo que eu aqui cheguei

Logo pus o pé na escada

Logo meu coração disse

Quer aqui mora gente honrada

Vamos cantar as janeiras

Sempre na devida altura

Daqui vai o nosso abraço

Ao Pelouro da Cultura

Odivelas está contente

É tratado com amor

Viva a nossa presidente

Viva Susana Amador

Odivelas, Odivelas

Tens tudo não falta nada

Um Cruzeiro e coisas belas

E a melhor marmelada

Texto: Henrique Ribeiro

Fotografias: Franscico Godinho