Caminhada «Sintra é o mais belo adeus da Europa quando enfim encontra o mar»

Caminhada

Fotografia: CBT

No domingo, 18 de janeiro, a Colinas Bike Tour iniciou o seu novo projeto Caminhadas CBT, com uma pequena caminhada que teve lugar em Sintra. A ideia de começar o projeto em Sintra, por um pequeno percurso resulta da identidade que encontramos entre nós e a Serra, vejamos: A serra de Sintra é relativamente pequena como nós, podemo-la considerar à nossa escala, a sua silhueta cortada e recortada na linha do horizonte, é um pouco como as nossas vidas, a sua singularidade está na localização geográfica, separando, o céu a terra e o mar, tal como nós separamos o espaço, o tempo e o veículo de mobilidade, consoante o local.

A caminhada iniciou-se junto ao Palácio de Sintra, após tirarmos a fotografia de grupo, caminhámos em passada curta e decidida, tendo a convicção que apesar de muitos guardas chuvas presentes, eles não vão ser utilizados para a sua função principal. A primeira paragem foi junto à Cascata dos Pisões, momento para umas fotos, olhar a água a espreguiçar-se pela serra abaixo e escutar o seu turbilhar.

Ora olhando à esquerda ora à direita, espreitando entre muros, disparando as máquinas fotográficas a caminhada continua, até chegarmos, à Quinta da Regaleira, ocasião para olhar o Palácio e os Jardins da quinta. Continuamos caminho, passando pela Quinta do Relógio. Seguindo pela estrada fora, alcançamos a Quinta do Castanheiro, passamos pela Quinta dos Alfinetes, espreitámos mas não vimos as damas. Segue-se mais uma quinta, a Quinta da Cabeça.

Saímos do conforto do alcatrão para entrar num troço de calçada de campo aberto onde podemos observar ciprestes, eucaliptos, carvalhos, pinheiros, viramos à direita e estamos no trilho da Mata do Carago.

Subir a olhar o castelo em passo curto, encher os pulmões com ar da serra é a memória que fica desta parte final da caminhada, em que os mais novos precisaram de reboque, mas a nossa anciã entrou em fuga, pensando que ainda íamos subir ao castelo. Segue-se uma paragem nas escadinhas da Pendoa, reagrupa-se o grupo para chegada em pelotão à Piriquita e degustar 1,2 …travesseiros, famoso bolo da doçaria de Sintra.

Artigo mais desenvolvido em http://www.colinasbiketour.com

 

António Atabão