Estou chateado, meus amigos, inimigos e assim-assim. É verdade, estou mesmo danadinho da silva e por duas ordens de razões. Primeiros, porque errei, e embora errar seja humano, e eu ache que até tenho muita humanidade, eu não gosto de errar. Segundos, porque por causa desse erro tomei consciência de uma realidade realista que não queria que fosse real e que me obrigou a gastar uma massita o que nesta altura de crise e ainda por cima quase no fim do mês não deu mesmo jeiteira nenhuma. Mas o que tem de ser…

Não sabem do que eu estou a falar, pois não? Desculpem é que eu ás vezes sou meio assim que para o despistado. Então expliquemos e não compliquemos. Na passada semana disse aqui que no Concerto de Ano Novo realizado na Igreja da Ramada só estava o vereador Hugo Martins. Uma leitora indignada enviou-me o seu justo protesto dizendo que também lá estavam os vereadores Rui Francisco e Maria da Luz Nogueira. O Zé já confirmou que assim foi e por isso aqui fica a retificação com as devidas, humildes e sinceras desculpas do Zé.

Mas, perguntarão vossemecês porque é que o Zé errou… Eu confesso. Os meus 77 anos não perdoam e embora eu tenha a mania que ainda sou um jovem as coisas não são bem assim. Há já uns anitos que uso óculos de ver ao perto mas nunca tinha problemas em ver mais ao longe e, portantos, achava que não precisava de óculos para esse desiderato. Mas a verdade é que não vi os senhores vereadores da oposição e por isso lá fui ao oftalmologista e tive de comprar umas cangalhas novas. Velhote sofre, não sofre?

Já cumpri a minha obrigação de corrigir o meu erro e por isso mudemos de assunto.

Já era para ter falado nisto mas que querem a cabeça também já não é o que era. A Câmara de Odivelas está mesmo com vontade de trabalhar. Vejam lá vossemecês que nos primeiros três meses de mandato realizaram nove reuniões. As quatro da praxe, ou seja ordinárias, e mais cinco extraordinárias. Sim senhor…

Mas a Assembleia Municipal também não lhe ficou muito atrás e nos mesmos três mesitos conseguiu realizar seis. É obra. Que pena os cronistas não receberem senha de presença. Cá o Zé não falharia uma…

Na Rua da Liberdade, na Presa, há uns meses uma empresa ao serviço dos SMAS de Loures (talvez dentro de pouco de Loures/Odivelas) abriu um grande buraco na estrada. Depois taparam com areão mas de alcatrão nada. Claro que com a chuva e a passagem dos automóveis o areão foi saindo e o buraco afundando e até dava dó ouvir o barulho dos carros a bater quando lá passavam. Depois de muitos protestos e da intervenção da senhora presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, na quinta-feira passada os senhores dos SMAS foram lá e enquanto quatro olhavam dois lá despejaram mais areão no buraco. Quando o Zé esperava que, pelo menos compactassem o areão, já que colocar alcatrão com este tempo não seria muito certo, os senhores foram embora. Resultado, no dia a seguir S. Pedro resolveu abrir as torneiras todas e o areão foi-se e o buraco voltou à sua pujança anterior.

É verdade, já há umas crónicas que o Zé não distribui parabéns. Vamos então nessa.

Primeiro para o Miguel Xara Brasil que viu a sua Moção de Estratégia Global englobada na do chefe centrista Paulinho das Portas Abertas para o Governo e como tal aprovada no congresso do CDS. Parece que por Odivelas também há boas ideias.

Parabéns também para a Escola Básica e Jardim de Infância Eça de Queiroz pela sua iniciativa solidária para com o seu aluno Ismael que precisa urgentemente de uma prótese. Atos solidários também fazem parte do ADN do concelho de Odivelas.

E já agora permitam-me que vos chame aqui à atenção para três eventos musicais do próximo sábado. Sim eu sei que não perdem numa única página do Odivelas Notícias e já viram na página 10 o que Vai Acontecer mas também seio que à malta distraída e por isso um reforço não ficará nada mal. Então lá vai: Em Caneças às 18h00 concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças. A Banda é boa, a sala é fixe e Caneças é terra de gente boa, portantos vão ver. Às 21h30 na Sociedade Musical Odivelense também há Concerto de Ano Novo. A Banda é boa, a salas é fixe e Odivelas é terra de gente boa. Mesmo que tenham ido a Caneças vêm a tempo porque este só com0ça às 21h30 como já disse. Assim enchem o papinho de música filarmónica. O terceiro concerto é o da Banda Maior que acontece no Polivalente de Odivelas. Se ficaram satisfeitos em Caneças mas não querem repetir a dose de filarmonia vão ver este que aquela malta é fixe, toca bem e tem uma certa nostalgia mo reportório. E, além disso fazem a boa ação do dia contribuindo para a prótese do Ismael.

E já que estamos numa de parabéns cá vão também para o Movimento Odivelas no Coração pelo seu 6º aniversário e pela iniciativa da atribuição dos Corações Cívicos. Parabéns também para todos os distinguidos com este prémio.

Quem também merece os parabéns é o José Barão das Neves que desde há sete anos a esta parte mantém o blogue Tu-Barão. Faz falta quem pense e quem ouse dizer o que pensa, portantos, faz falta o Tu-Barão.

E prontos, cá o Zé também merece os parabéns por se ter lembrado de parabenizar esta maltinha toda. Afinal ainda não estou xexé de todo.

E agora… Vou aos Gambuzinos e volto para a semana, ou não!

Gambuzino ao saco… Gambuzino ao saco…

 

José Maria Finório