Grande orgulho!

É verdade caros amigos nos últimos dias tivemos emoções muito fortes, antagónicas até, mas que fazem parte da vida.

Vimos partir Eusébio da Silva Ferreira com muita mágoa e dor e vimos chegar ao topo do mundo um menino humilde, sincero, sensível e trabalhador com um talento enorme chegar à coroação de melhor jogador do mundo.

Existe um ditado popular que diz «Deus quando fecha uma porta, abre sempre uma janela

Assim parece!

Eusébio estejas onde estiveres espero que tenhas acompanhado este menino que se tornou homem a ser o primeiro português a receber duas Bolas de Ouro e estou convencido que o museu particular de CR7 não vai ficar por aqui…

Pois então, um país à beira mar plantado, pequeno mas grande na sua atitude deu ao mundo, Eusébio Figo e CR7 que no seu total arrecadaram quatro Bolas de Ouro. Com pouco mais de 10 milhões de habitantes ombreia ao lado das grandes potências do Futebol Mundial.

O Futebol é sem dúvida um desporto de massas sendo a modalidade escolhida e mais acarinhada pelos portugueses.

No meio de tantos cortes salariais e medidas anticonstitucionais, que colocam em causa direitos adquiridos por quem trabalha, e subjugam os mais fracos dando guarida aos mais ricos, finalmente que temos uma noticia que nos trás alegria e orgulho em ser português.

Todos sabemos que o Desporto é o parente pobre da política preparando-se mais cortes nesta área nas Juntas de Freguesia e nas Câmara Municipais, mas chegado o momento de glória aparecem logo os oportunistas para os comentários, discursos e as medalhas da ordem do D. Caracol mas tudo fica na mesma… Política meus senhores…

Mas deixando as mágoas de fora, e voltando a quem merece efetivamente ser recordado pelo seu empenho e é claro que voltamos a falar de CR7, madeirense, de origens humildes que nunca renegou nem a sua família, sinal da sua boa formação.

Recordo com carinho o menino franzino e ágil que vi brilhar e que foi considerado o melhor jogador do Torneio Internacional do CAC em 1998. Teria sido por acaso? Não me parece…

Este Torneio que vai realizar a 33ª edição e que é uma referência nacional e com uma relevância muito interessante internacionalmente tem dado a conhecer o que de bom se faz por esse mundo fora.

Bem me parecia que este menino iria chegar longe… E chegou! Continuando a alimentar os sonhos e as noites de tantas crianças em todo mundo que suspiram pelas suas fintas, mudanças de velocidade e remates fabulosos.

Agradeço em nome desses meninos a ti Cristiano Ronaldo por seres o exemplo positivo do que é um verdadeiro profissional e jogador de futebol, porque jogadores da bola conheço muitos que nunca chegaram a lado nenhum mas tem o “Rei na Barriga“.

Esta é uma lição de vida para muito boa gente e prova que para se ser jogador de futebol não é necessário nascer em Lisboa ou no Porto para se ser bafejado pela sorte, se ela existe nestes casos.

Vejamos o caso de CR7 (Madeira) e Pauleta (Açores) entra tantos.

Lutem pelos vossos sonhos e objetivos mas nunca abandonem os estudos porque o Futebol é um sonho envenenado. Muito poucos chegaram a este nível mas quem sabe se não serás tu o próximo?

Obrigado Cristiano Ronaldo.

GRANDE ORGULHO!