Durante o temporal que colocou o país em Alerta Laranja de 08 a 10 de fevereiro, os Bombeiros Voluntários do concelho e o Serviço Municipal de Proteção Civil foram chamados para várias ocorrências. Com informação dos respetivos comandantes dos corpos de bombeiros de Caneças, Odivelas e Pontinha e de fonte do SMPC aqui ficam os dados mais relevantes.

bvc-0Bombeiros Voluntários de Caneças

Segundo o comandante Manuel Varela «Felizmente o temporal não afetou muito a Vila de Caneças» tendo-se registado a queda de um poste na Estrada de Montemor e a queda de duas árvores de grande porte no Jardim Central de Caneças. Cada uma destas ocorrências mobilizou 5 bombeiros e 1 viatura.

odivelasBombeiros Voluntários de Odivelas

Carlos Dinis, comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas informou que o seu corpo de bombeiros esteve envolvido em 19 ocorrências, designadamente: Queda de Estruturas- 4; Corte ou remoção de elementos em perigo de queda – 6; Queda de árvores – 4; Queda de elementos de Construção – 2 e  Inundações de Estruturas – 3.

Nestas ocorrências estiveram envolvidos 18 bombeiros e 4 viaturas.

Bombeiros Voluntários da Pontinha

AHBVPontinhaPedro Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários da Pontinha disse ao Odivelas Notícias que o seu corpo de bombeiros esteve envolvido em 22 ocorrências nas quais participaram 22 bombeiros e 9 viaturas. «A ocorrência mais grave foi o arrancamento do telheiro do estaleiro da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, na Pontinha». O comandante destacou a presença de Corália Rodrigues, presidente da autarquia pontinhense nas operações bem como a colaboração de autarquia com a cedência de 6 elementos e 3 viaturas.

 

SMPC OdivelasServiço Municipal de Proteção Civil

Emblema SMPC pequenino

Os elementos do SMPC estiveram envolvidos em 18 ocorrências: Rotunda Sto. Eloy, Pontinha – Monitorização aos sistemas de drenagem; Santa Maria, Urmeira, Pontinha – Monitorização à PH abaixo da estrada; Rotunda Sr Roubado, Odivelas – Monitorização aos sistemas de drenagem; Horta da Ponte/Horta da Areia, Odivelas – Monitorização ao caudal do Rio da Costa; Rua de Timor, Olival Basto – Monitorização à muralha de suporte de terras; Rua Augusto Cunha Lamas, Odivelas – Monitorização à muralha de suporte de terras; Rua Cristóvão da Gama, Pontinha – Monitorização à muralha de suporte de terras; Rua dos Castanheiros, Caneças – Monitorização à PH abaixo da estrada            ; Rua do Outeiro, Caneças                – Deslizamento de terras/limpeza da via;   Vale Nogueira, Caneças – Monitorização ao caudal do afluente da Ribeira Caneças; Rua Alfredo da Costa, Odivelas – Queda de árvore de grande porte. EB António Gedeão. Perímetro de Segurança. Acionada Direção da escola;

Rua Pulido Valente, Odivelas – Queda de Ramadas de 3 árvores. Corte e Desobstrução da via; Rua da Paiã, Pontinha – Pernadas de árvore a bater na janela. Deslocação ao local e sensibilização dos moradores; Rua dos Pastores, 112, Ramada – Vidros a caírem de Prédio. Perímetro de segurança; Rua Luís de Camões, Odivelas – Infiltrações em habitação; Rua Bartolomeu Dias, 10/Póvoa Sto. Adrião – Claraboia do prédio partida.  Sensibilização aos moradores; Casal Novo, Caneças  – Queda de cabo elétrico; Praceta Virgínia Castro Almeida, Odivelas – Toldo em risco de queda.   Sensibilização ao proprietário.

Fotografia: Francisco Godinho