É verdade caros amigos leitores, este é sem dúvida o caminho!

O caminho do contínuo aperfeiçoamento do saber e do conhecimento no Desporto.

Realizou-se nos passados dias 28 e 29 de Março na Ramada/Odivelas as II Jornadas Técnico-Científicas de Futebol no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE).

Pois bem o auditório estava muito composto com uma assistência atenta e interventiva.

Este coloquio foi superiormente coordenado pelo Prof. Dr. Válter Pinheiro e teve a participação de oradores de peso no panorama desportivo nacional tais como Prof. Dr. Jorge Castelo, Jorge Andrade, ex- internacional português, Hugo Miguel, árbitro Internacional, Prof Monge da Silva, Mestre Rodrigo Ruivo, Prof. e ex-árbitro Pedro Henriques, Prof. Nuno Maurício, Prof. Ricardo Monsanto, entre outros, que abordaram temas tão diversos como Metodologia TOCOF, Análise de Microciclos de Treino de Guarda Redes, Processos de Treino e Conexões Cerebrais, o Treino de Força na Melhoria da Performance em Futebol, mesa redonda analisando o Mundial de Futebol do México 86 e alterações das leis do Futebol até à presente data, entre outros temas. Temas esses de grande relevância para a análise de métodos aplicados ao fenómeno técnico – científico do Futebol.

As perguntas e respostas foram uma contante nestes dois dias e a partilha de experiências foram sem sombra de dúvida uma mais-valia para os presentes, que na maioria eram estudantes de desporto de diversas universidades e treinadores de diversos clubes da zona. Apenas faço um reparo: Mais uma vez a classe do dirigismo não tem necessidade de participar e assistir a estas formações porque chego à dura conclusão que sabem tudo.

Uma pena, até porque a iniciativa foi muito bem divulgada e tinha todos os ingredientes para ser bem-sucedida, como se veio a confirmar e de interesse para todos os intervenientes neste fenómeno. Pena seja que uma vez mais o dirigismo desperdiçou uma oportunidade de discutir e atualizar matérias que estão em permanente evolução.

É o que temos…

O concelho de Odivelas está de Parabéns e de Parabéns também está o ISCE que se preocupa com a discussão destes problemas do Futebol abrindo as suas portas ao mundo.

Nota francamente positiva para esta iniciativa e para a organização. Afinal Odivelas também está nas bocas do mundo desportivo pelas melhores razões, a dignificação do Futebol!

Este sim é o caminho!