Na sala café teatro do Centro Cultural Malaposta vai ser lançado o novo livro do escritor, poeta e pintor Henrique Tigo, As Portas de Abrile feita a apresentação do CD Resistir de Novodo músico e cantor Carlos Alberto Moniz. Acompanhado de um livro, o CD é uma viagem pelas canções revolucionárias de antes e depois da Revolução dos Cravos. Serão projetadas imagens inéditas do 25 de abril e desenhos inéditos de H. Mourato e haverá uma degustação de enchidos.

As portas de Abril

Henrique Tigo nasceu a 01 de agosto de 1978, quatro anos e quase quatro meses depois do 25 de Abril de 1974. Quando tinha 15 anos já se tinham passado quase duas décadas da Revolução dos Cravos e a sua ainda curta tinha sido de «Convivência com pessoas que viveram de perto os horrores do Estado Novo, que sofreram, mas nunca deixaram de lutar e acreditar num Portugal melhor». Desta convivência nasceu o interesse pelo que se passou nos 48 anos de fascismo em Portugal e a vontade de participar na divulgação do que foram esses anos para que as gerações que já nasceram em Liberdade possam conhecer esses tempos negros e não permitem que novas ditaduras possam surgir em Portugal.

Assim, apesar de ter apenas 15 anos, Henrique Tigo decidiu escrever uma peça de teatro, infanto-juvenil que pudesse ajudar a cumprir esses objetivos.

«Para muitos, pode parecer estranho que um jovem nascido após o 25 de Abril de 1974, escreva uma peça de teatro sobre aquilo que nunca viveu na pele», diz Henrique Tigo, que apesar desse facto afirma identificar-se «Com todos os valores que presidiram à génese e ao desencadeamento esperançoso do 25 de Abril, cujos objetivos estratégicos e pragmáticos, todavia, ainda não foram totalmente cumpridos».

Para o escritor o 25 de Abril de 1974 «É um processo contínuo e urgente para que não sejam defraudados todos aqueles que acreditaram numa sociedade que ainda não foi possível construir».

A peça que agora é publicada em livro já passou pelos palcos. Em 1996 e 1998 o Grupo de Teatro Passagem de Nível, das Colinas do Sol, concelho da Amadora, levou-a à cena, com encenação de Porfírio Lopes e do autor e cenografia de H. Mourato, com lotações esgotadas e críticas muito positivas. O livro mantém o texto original, por opção do autor, para que não se perdesse a ingenuidade adolescente que se pode notar no texto.

A peça teve uma primeira edição em PDF, em 2004, aquando dos 30 anos do 25 de Abril, feita pelo jornal digital Coisas da pontinha que então se publicava naquela freguesia do concelho de Odivelas.

No prefácio do livro, Henrique Mendonça, militar de Abril, lembra que Henrique Tigo «Cedo despertou para as questões sociais e para os problemas que afetam o nosso povo» e sublinha que «A sua veia artística estendeu-se por vários campos, sendo a pintura aquele onde mais obras tem produzido».

Henrique Mendonça considera que «Com esta pequena peça teatral pretende Henrique Tigo dar a conhecer aos mais jovens os tempos tenebrosos que se viveram antes do 25 de Abril e os importantes passos que se deram no desenvolvimento do nosso Portugal» e que «Numa altura em que os valores de Abril estão sendo destruídos pela mão de um conjunto de governantes, vendidos ao estrangeiro, este pequeno livro contribui para o despertar de consciências na construção de um Portugal livre, independente e socialmente solidário. Que as escolas o saibam aproveitar!».

O mestre H. Mourato, pai de Henrique Tigo, é o responsável pelas belíssimas ilustrações do livro e o autor a brincar comenta que este livro tem quatro Henriques: Henrique Tigo, autor, Henrique Mourato, ilustrador, Henrique Mendonça, autor do prefácio e Henrique Ribeiro, revisor e responsável pela paginação.

A apresentação do livro vai estar a cargo, Carlos Alberto Moniz, Edmundo Pedro, comandante Henrique Mendonça e coronel Manuel Bernardo e na sessão serão projetadas imagens inéditas do 25 de abril de 1974 e desenhos de H. Mourato.

Este é o sexto livro de Henrique Tigo que já publicou Analise Demográfica do Concelho de Góis, em 2007 (edição da ADIBER); Analise Demográfica e Histórica da Freguesia da Buraca, em 2007 (edição da JFB);

Um pequeno retrato de Colmeias, 2008 (Edição do Noticias de Colmeias); Apelação “no tempo”, em 2009 (Edição da GRA) e O papel das ONG’s na educação para o Desenvolvimento, 2008, tese de Mestrado, (Universidade Lusófona).

A 22 de maio, Dia do Autor Português será lançado, também no Centro Cultural Malaposta, o sétimo livro de Henrique Tigo, o primeiro de poesia, com o título Estranha Forma de Poesia, que será ilustrado por H. Mourato e editado pela Ideia Fixe.

Portas de Abril

Resistir de Novo

Para assinalar os 40 anos do 25 de Abril de 1974, a editora Ovação em parceria com Carlos Alberto Moniz e com a Associação 25 de Abril editou o CD Resistir de Novo que é acompanhado por um livro,

Carlos Alberto Moniz, cantor, apresentador de televisão, produtor de rádio, maestro, músico e compositor, editou já quase meia centena de discos. Percursos musicais diversos, vincadamente diferentes dadas a sua raiz cultural e musical. Companheiro musical de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Carlos Paredes, em Junho de 2003 Carlos Alberto Moniz foi agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.

Carlos Alberto Moniz, uma das vozes emblemáticas de Abril, compôs e produziu para esta edição algumas canções inéditas e dirigiu musicalmente novos arranjos para algumas das mais conhecidas músicas de Abril a que ele próprio deu voz.

Esta edição comemorativa, única e exclusiva, é ilustrada com alguns documentos exclusivos e fotografias raras sendo que a canção inédita “Resistir de Novo”, será o Hino Oficial da Associação 25 de Abril para todas as comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril. A canção foi escrita por José Jorge Letria que assina neste disco outras obras: E Um Dia Fez- se Abril e As Mulheres na República.

Outros autores são aqui homenageados: José Afonso, António Macedo, António Portugal e Manuel Alegre, José Gomes Ferreira, Fernando Lopes Graça, Manuel Freire Rui Paz, Sophia de Mello Breyner, Leonel Neves e Luís Góis, José Mário Branco, Manuel Alberto Valente e Alfredo Vieira de Sousa.

O livro que se junta ao CD, constitui um documento histórico sobre o 25 de Abril e inclui ainda textos especificamente escritos para esta obra da autoria de Vasco Lourenço (Presidente da Associação 25 de Abril), José Jorge Letria (poeta, escritor, cantor/compositor atual presidente da Sociedade Portuguesa de Autores) e João Paulo Guerra (jornalista, realizador e produtor de rádio).

resistir de novo