Embora na sua maioria os portugueses comemorem a Páscoa e adiram às apelativas amêndoas e ovos de chocolate, a verdade é que o verdadeiro significado desta festa cristão é por vezes esquecido. O que sabemos sobre a Páscoa é muito reduzido comparando com o seu grande significado. Existe inclusive a tendência para considerarmos o Natal como a maior festa religiosa cristã, o que é erróneo, pois na realidade a mais importante é precisamente a Páscoa. É de conhecimento público que após o Carnaval, ou mais exatamente após a chamada “Quarta-feira de Cinzas”, basta contar quarenta dias, aos quais chamamos quaresma, até chegarmos à Páscoa. É portanto uma data móvel no calendário, embora saibamos previamente que se comemora num Domingo. No entanto, a contagem dos dias até chegar à Páscoa é repleta de simbologia. Implica um período de reflexão, onde questões como mudança, vida humana e morte são analisadas e amadurecidas. É um período de abstinência, de purificação e de sacrifício.

Poucos sabem mas a palavra Páscoa significa “passagem”. Para os cristãos esta passagem está ligada à ressurreição de Jesus, que ressuscita três dias depois de ser crucificado. Três dias depois de dar a vida para salvar o mundo dos pecados. Três dias depois de Deus sacrificar o seu próprio filho pela humanidade. É a passagem da morte para a vida. A morte que ocorre na sexta-feira santa e a vida que retorna no domingo.

A maioria dos indivíduos aderiu ainda às tradições de carácter pagão, como os ovos de chocolate, as amêndoas, os coelhinhos, que simbolicamente são associados a esta festa.

Contudo, crentes ou não, a Páscoa apresenta-se como uma altura favorável à reflexão. A mais um momento em família, onde podemos refletir sobre o rumo da nossa vida, analisar os primeiros meses do ano e mudar o que considerarmos nos restantes meses.

Acredite ou não em Deus, acredite ou não que Jesus morreu para nos salvar, aproveite para refletir sobre a sua vida. Entregue-se à reflexão e faça a sua Páscoa (passagem) não através das amêndoas, mas através daquilo que considera realmente importante na sua vida.