A empresa pública Estradas de Portugal assinou, na quinta-feira, 08 de maio, o contrato com o consórcio Armando Cunha SA e Arouconstrói, para a conclusão das obras da Radial da Pontinha que irão custar 4,3 milhões de euros, financiados totalmente por fundos comunitários. Prevê-se a entrada em funcionamento do novo troço, entre o nó da Pontinha e o nó de Benfica, para o dia 04 de dezembro deste ano.

Na cerimónia de assinatura do contrato estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, os vereador Paulo César e Hugo Martins e a presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, Corália Rodrigues.

Susana Amador, considerou que «A conclusão deste troço é fundamental para os munícipes do Concelho de Odivelas, principalmente para a Pontinha, resolvendo toda a situação envolvente desta importante artéria».

O vereador Paulo César, na sua página no Facebook, considerou esta via estruturante para o concelho de Odivelas e fundamental para a freguesia da Pontinha. «Concretizamos um sonho com muitos anos de trabalho que é justo referir. Em primeiro lugar a presidente Susana Amador e o antigo presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, José Francisco Guerreiro, que lutaram pela abertura da Av. 25 de Abril deitando abaixo o muro da vergonha que nos separava de Alfornelos e em segundo lugar ao eereador Sérgio Paiva e tecnicamente à Engenheira Maria Teresa Fonseca Reis da CMO e ao Engenheiro Faleiro da EP, eles que no terreno apoiaram e acompanharam os trabalhos» disse o vereador, agradecendo a todos o trabalho desenvolvido.

O presidente da EP, sublinhou a importância da construção destes cerca de 700 metros de via em perfil de autoestrada, que permite concluir o IC 16, a última radial de acesso a Lisboa, desenvolvendo-se nos concelhos da Amadora e de Odivelas.

A Radial da Pontinha fazia parte dos projetos do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas. Além da construção da plena via do IC 16, a obra integra ainda a realização do restabelecimento da Azinhaga dos Besouros numa extensão total de 700 metros, para a melhoria das acessibilidades entre a Pontinha e Benfica.

Radial da Pontinha 1 Radial da Pontinha 2