No domingo, 06 de junho, o Colinas Bike Tour assinalou o seu sexto aniversário com um conjunto de iniciativas que contaram com muita participação dos associados e a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo César Teixeira.

Em tempo de aniversário o Odivelas Notícias conversou com António Atabão, presidente do CBT, sobre estas comemorações mas também sobre a vida diária e novos projetos deste clube que nasceu, nas Colinas do Cruzeiro de um grupo de amigos amantes da bicicleta, e que rapidamente cresceu e ampliou a sua atividade de que destacamos a grande iniciativa anual Odivelas/Odivelas um passeio de bicicleta que junta a nossa Odivelas citadina à Odivelas rural no concelho alentejano de Ferreira do Alentejo e os eventos solidários a favor da atleta paralímpica Susana Barroso 8Para a aquisição de uma nova cadeiras der rodas) e de Ismael, um aluno da Escola Eça de Queirós, que precisava de uma nova prótese.
António Atabão faz parte do CBT desde o seu início mas só o ano passado assumiu a presidência do clube. No início da nossa conversa fez questão de sublinhar os nomes de Adelino Ramos, Miguel Braga e Carlos Pinto que «Foram os pais do Colinas Bike Tour».
Ao longo destes seis anos foram várias as atividades e eventos promovidos pelo clube, havendo algumas atividades mais presentes e outras mais pontuais. «O objetivo é sempre proporcionar novas práticas e novas atividades às pessoas, num ambiente agradável».
Sobre o aniversário António Atabão referiu que tiveram um pouco de azar com o tempo «Que estragou um pouco a festa» mas que ainda assim foi possível realizar várias iniciativas previstas para a Escola Profissional Agrícola da Paiã «Espaço gentilmente cedido pelo engenheiro José Aires e a sua direção, a quem agradeço». Houve animação para crianças, com diversos jogos; passeios a cavalo, que para alguns dos participantes foi o seu baptismo nesta atividade. A caminhada que estava prevista não foi possível devido ao estado do tempo.
António Atabão sublinhou que as caminhadas são uma nova atividade do CBT com o objetivo de proporcionar a mais pessoas atividades físicas saudáveis. «Essencialmente foram festejos marcados pela alegria e pelo convívio a que não faltou a sardinhada indispensável nesta época».
Sobre as atividades regulares do Colinas Bike Tour o presidente da direção sublinhou que o objetivo principal do clube é a promoção de práticas saudáveis por parte das pessoas sem grande ambições competitivas. Quando a uma futura sede António Atabão afirmou não ser uma prioridade do clube. «O associativismo hoje vive momentos muito diferentes e complicados com a vida das pessoas e das famílias. Uma sede implicava outras dinâmicas, outros custos e outra organização e não apontamos nessa direção. Nós basicamente gostamos de nos juntar e poder pedalar ou fazer outras atividades na base da diversão e do convívio saudável e usufruir dessa convivência através da prática desportiva. No fundo somos um grupo de pessoas que tem esta forma de estar, de conviver aos fins-de-semana e descobrir novos caminhos e andar por outros sítios».

DSC_1445 DSC_1506 DSC_1523 DSC_1535 DSC_1557 DSC00150 DSC00158 DSC00167 DSC_7943 DSC_1495