Joaquim Fernandes, de 53 anos, foi encontrado morto na sua residência, na Rua de Nampula, 20, R/C Dt, na freguesia de Odivelas, no passado dia 26 de junho. A vítima encontrava-se já em estado de decomposição numa casa com várias toneladas de lixo acumuladas e só após a remoção de parte desse lixo, que demorou várias horas, foi possível a retirada do cadáver.
Segundo o Odivelas Notícias conseguiu apurar Joaquim Fernandes vivia sozinho naquela habitação. Cantoneiro de limpeza da Câmara Municipal de Lisboa tinha o hábito de trazer para casa, na sua viatura, coisas que encontrava no lixo e às quais certamente atribuiria algum valor. Ao longo dos tempos foi acumulando esse lixo em casa de tal forma que esses resíduos ocupavam quase a totalidade da habitação pelo que mal tinha espaço para se mexer.
Ainda é desconhecida a origem da morte mas segundo fontes ouvidas pela nossa reportagem Joaquim Fernandes ainda terá tentado pedir socorro mas não conseguiu sair de casa por causa do lixo acumulado.
Um cheiro nauseabundo proveniente da decomposição do corpo e o facto de não verem a vítima há vários dias chamou à atenção dos vizinhos que alertaram o CODU que enviou para o local os Bombeiros Voluntários de Odivelas com duas viaturas e quatro bombeiros. Segundo o comandante da corporação, Carlos Dinis, a equipa dos bombeiros entrou pela janela e deparou-me com o cadáver, pelo que informou o chefe Ribeiro, da Esquadra da PSP de Odivelas da situação, que por sua vez informou o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Odivelas pedindo que procedesse para que a habitação fosse limpa a fim de que fosse possível retirar o cadáver.
A Câmara Municipal de Odivelas, através do seu departamento de Ambiente contratou uma empresa especializada para remover o lixo. Já depois da meia-noite e após duas horas de meia dos trabalhos de remoção foram feitas várias tentativas de remoção do cadáver mas mesmo assim não foi possível pelo que os trabalhos foram suspensos até à manhã seguinte. Só cerca das 12h30 do dia 27 é que finalmente foi feita a remoção do cadáver.
As operações de limpeza continuaram até à remoção de todo o lixo após o que a Câmara Municipal de Odivelas, através do Departamento de Obras Municipais, procedeu ao fecho das janelas.

morto 1 morto 2 morto 3 morto 4