Desde quinta-feira da passada semana que não era feita a recolha de resíduos sólidos urbanos em grande parte do concelho de Odivelas, com o lixo a acumular-se nos contentores e à volta deles, o que com o calor que se tem feito sentir provocou cheiros nauseabundos devido à rápida decomposição das matérias orgânicas. Os cães, vadios ou não, ajudaram a que o lixo se espalha-se provocando uma imagem dantesca de lixeira em várias ruas.

Foram vários os leitores que enviaram mensagens e fotografias por correio eletrónico denunciado esta situação em várias arruamentos do concelho. A nossa reportagem também constatou e fotografou algumas situações.
Na terça-feira de manhã solicitámos aos Serviços Municipalizados e Água e Saneamento de Loures uma explicação para esta situação. Publicamos na integra a resposta que foi enviada ao Odivelas Notícias:
«Em resultado da adoção de modelos de gestão menos adequados aos constrangimentos económicos a que a autarquia esteve submetida, estes SM viram reduzidas as suas capacidades de resposta às solicitações de recolha de resíduos na sua área de intervenção, os concelhos de Loures e de Odivelas.
A falta de investimento em meios de equipamento e as restrições impostas pela lei do Orçamento Geral do Estado na contratação de recursos humanos conduziram a uma carência de meios para a satisfação das solicitações, situação cujas consequências negativas são majoradas nas épocas festivas e do período de verão, nomeadamente no que concerne a recursos humanos.
Durante o passado fim-de-semana registaram-se vários constrangimentos na recolha de resíduos urbanos por falta de pessoal, situação agravada pelo feriado municipal de Loures ( 26 de Julho ) o que resultou, na acumulação anormal de resíduos em alguns pontos de deposição no concelho de Odivelas, situação que se encontra em fase de regularização.
Visando alterar positivamente as dificuldades na recolha de RSU que se vêm sentindo, os SML têm em curso um programa de recrutamento de pessoal para suprir as necessidades imediatas e a mobilização de mais equipamentos de recolha por via de aquisição e alugueres a prestadores que, estamos certos, contribuirá para mudar a situação de dificuldades na recolha que se vive atualmente».
Na manhã desta quarta-feira já foi possível ver as viaturas dos SMAS a recolher o lixo, devendo a situação estar regularizada na altura em que o leitor lê esta notícia.
Sabemos que o pessoal dos SMAS normalmente só recolhe o lixo que se encontra no interior dos contentores mas também sabemos que foi responsabilidade dos SMAS o acumular de lixo no chão à volta desses contentores. Por isso talvez não fosse pedir de mais que, pelo menos nesta situação recolhessem também o lixo do chão.
Pelo menos na Presa não foi isso que aconteceu, ficando muito lixo à volta do contentor agora vazio. Nesta zona os moradores tiveram sorte porque o atento cantoneiro da freguesia da Pontinha foi lá resolver o assunto.

 10525663_10202891037294443_6863820581356093348_n DSC_8144 DSC_8265 DSC_8266