Vem ai mais um Festival da Sopa

O início de setembro marca o fim das férias para muitos munícipes de Odivelas mas marca também, desde há 12 anos, o regresso do maior evento da vila de Caneças, que ano após ano leva à Aldeia da Roupa Branca muitos milhares de pessoas de todo o concelho mas também da área da grande Lisboa. Nos dias 12, 13 e 14 de setembro a XII edição do Festival da Sopa, que celebra o alimento cozinhado mais antigo que é conhecido, volta ao largo de Caneças assinalando também mais um aniversário da freguesia que agora faz parte da União das Freguesias de Ramada e Caneças.

Esta é a primeira edição do Festival da Sopa com o Vereador Edgar Valles responsável pelo setor do Turismo da Câmara Municipal de Odivelas e o Odivelas Notícias foi falar com o autarca para saber se o festival iria sofrer mudanças. Ficámos a saber que o êxito quer o festival conquistou justifica que os moldes se mantenham, nesta, e em futuras edições do evento.
O vereador começou por dizer que as 11 edições anteriores já mostraram que o Festival da Sopa é uma imagem de marca da freguesia de Caneças. Numa fase inicial a junta organizava as festas da freguesia e na semana seguinte acontecia o festival organizado pelo município. Os dois eventos acabaram por se juntar numa organização conjunta da Câmara Municipal e da agora Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças. Para o vereador ao fim destas edições todas estamos perante um projeto vencedor, que tem corrido muito bem e que é para manter porque dinamiza a freguesia e por isso nem sequer se colocou a questão de suspender a sua realização.
Naquele que é o país europeu que mais sopa consome faz todo o sentido manter este evento numa freguesia saloia onde os elementos fundamentais da sopa, como as hortaliças, os legumes e a água, também estiveram sempre presentes no quotidiano dos canecenses.
Tal como em anos anteriores o festival vai ter oito Tasquinhas da Sopa, sendo três de restaurantes de Caneças e cinco de instituições da freguesia que aproveitam o evento para gerar receitas para a sua atividade quotidiana, constituindo uma boa fonte de receita facto que dá um cunho social importante ao Festival da Sopa.
Para o vereador o programa lúdico e de entretenimento, da responsabilidade da autarquia canecense, também é rico e de acordo com os gostos e tradições de Caneças. Edgar Valles reconheceu que «Há aqui um grande esforço da Junta da União das Freguesias de Ramada e Famões), que paga a todos os artistas dando a CMO apoio logístico, os direitos de autor e o policiamento. A esperança da organização é que em futuras edições o festival possa ter um cartaz maior e mais forte.
Para além das Tasquinhas da Sopa o festival tem tido também, nos últimos anos uma forte presença do artesanato estando este ano inscritos 60 artesãos.
Em cada ano que passa o êxito do Festival da Sopa é maior e o Largo do Coreto é cada vez mais pequeno para acolher o evento. Perguntámos a Edgar Valles se veria com bons olhos a mudança do festival para outro local com mais espaço. «Se o tirássemos do centro da vila poderia crescer, é certo, mas Caneças deve ser a única freguesia do concelho que tem verdadeiramente um centro e a animação que o local propícia, tal como nas Festas de S. Pedro ou nas Festas da Páscoa, seria completamente diferente se mudássemos de sítio». Para o vereador é preferível manter o festival com as oito tasquinhas e os 60 artesãos no local atual do que aumentar esse número noutro local e perder a alma do evento. «O festival é uma festa de aldeia e é isso que é bonito».
Na próxima edição do Odivelas Notícias conversaremos com Ilídio Ferreira, presidente da União das Freguesias de Ramada e Caneças sobre este evento.

foto 1 p

Foto 1 – Os espetáculos têm sempre uma boa presença do público

foto 2 p

Foto 2 – As Tasquinhas da Sopa recebem milhares de visitantes

foto 3 p

Foto 3 – O Artesanato já é componente fundamental do Festival da Sopa

reportagem