Em nota de imprensa enviada ao Odivelas Notícias, e que transcrevemos na íntegra, o Movimento + Saúde de Odivelas comenta o recente protocolo assinado pela Câmara Municipal de Odivelas e pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar em Odivelas.

O Movimento + Saúde de Odivelas reuniu, dia 14 de julho, pelas 18,00 horas, na Sede do CURPIO, em Odivelas, para apreciar os termos do Protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Odivelas e a ARSLVT e decidir as ações a levar a cabo para que a construção do Centro de Saúde de Odivelas seja concretizada em breve.

O Movimento + Saúde de Odivelas tomou conhecimento da assinatura de um Protocolo entre a Câmara Municipal de Odivelas e a ARSLVT para a construção do Centro de Saúde (polo 2).

Este é o quarto Protocolo ou Contrato Programa já assinados prevendo a construção do referido Centro de Saúde de Odivelas.

Esperamos que desta vez passe à prática e o Centro de Saúde seja efetivamente construído.

A construção de um novo equipamento de saúde, designada como Pólo 2, na Freguesia de Odivelas é uma necessidade de décadas e foi objeto de vários contratos-programa entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Odivelas. O primeiro remonta a 2001 (vésperas de eleições) e previa que a construção fosse concluída em 2004, o que não aconteceu. O segundo foi em 2005, também vésperas de eleições.

Em Julho de 2009 foi celebrado um terceiro protocolo, agora sob a forma de contrato-programa, que viria a ser alterado em Novembro de 2010, apontando-se então, a construção no prazo de 510 dias.

O encerramento, em Junho de 2013, da unidade de saúde que há décadas funcionava na Av. Dos Bombeiros Voluntários, em Odivelas e que levou à transferência de mais de 30.000 utentes, na maioria idosos, para um equipamento construído na Ramada, outra freguesia do Concelho de Odivelas, que é mais longe, não tem transportes públicos adequados e obriga ao pagamento de viagens, agravou ainda mais as condições da população no acesso aos cuidados de saúde.

A Freguesia de Odivelas, sede de concelho, tem cerca de 60.000 habitantes, 41% do total da população do Concelho sendo que 16% tem 65 ou mais anos.

A população de Odivelas há muito exige a construção deste equipamento de saúde, que é necessário, é urgente e que já devia estar construído.

Para além de diversas manifestações o Movimento + Saúde promoveu uma Petição que entregou na Assembleia da República com mais de 5100 assinaturas.

Esta Petição foi apreciada pelo plenário, no passado mês de janeiro, que aprovou por unanimidade dos deputados uma recomendação ao Governo para a construção do Centro de Saúde.

Continuaremos a lutar para que a construção do Centro de Saúde de Odivelas se concretize a curto prazo e que a assinatura de mais este Protocolo em vésperas de eleições, não seja esquecido passado o período eleitoral.

Entretanto, na reunião surgiram algumas dúvidas sobre o teor do Protocolo, nomeadamente sobre prazos de execução, custos, financiamento, população abrangida, e colocação do pessoal necessário ao bom funcionamento do Centro de Saúde.

Assim, o Movimento + Saúde vai solicitar reuniões ao Senhor Presidente do Conselho de Administração da ARSLVT e à Senhora Presidente da Câmara de Odivelas para esclarecer tais dúvidas.

A construção do Centro de Saúde de Odivelas é uma necessidade urgente!

Não pode continuar a ser usado para campanha eleitoral!