É verdade caros leitores, chegou a hora de fazer o balanço da época que está a findar.

Contas e mais contas, subidas, descidas…

Bem afinal onde fica a satisfação e prazer puro pela prática desportiva?

Bem sei eu?

Os pais andam num frenesim diabólico a acartar os filhos ou melhor os Cristianos Ronaldos de um clube para outro para garantir um lugar na próxima época.

Por acaso já perguntaram aos vossos filhos se querem mudar de clube?

Por acaso já perguntaram aos vossos filhos se tiveram aproveitamento escolar e em caso negativo o que poderá ainda fazer para que tudo acabe em bem?

Os miúdos precisam de estabilidade e de estar com os amigos, criar raízes e hábitos saudáveis de identificação com o clube que o viu nascer.

Espero bem que entretanto não se magoem a fazer captações noutro clube porque depois quero ver quem os vais socorrer? Ninguém!

Deixem os vossos meninos crescer, serem felizes e estarem com os amigos.

Não pode ser normal que acartem com os miúdos todos os anos para um clube novo, não é saudável.

Se tiverem do ser jogadores da bola, serão no Cucujães, no Farense ou no Samora Correia.

A prática de Futebol deveria ser um complemento á formação base do individuo enquanto forma equilibrada de crescimento. Devíamos todos nós dar mais valor á aprendizagem dos nossos meninos em grupo, em partilha, com sentido de disciplina e de hierarquia, etc., etc., etc.

Vejam este fenómeno, o Futebol claro está, com alegria e como um momento familiar saudável. Tirem o dia, vejam o jogo pelo jogo, não dando demasiada importância ao resultado aproveitando o dia para fazer um picnic ao ar livre, tire partido da flora existente, visite alguns motivos históricos e de relevância arquitetónica no lugar onde o vosso filho vai jogar.

Aproveitem o facto de estar em família para fazer do Sábado ou do Domingo um dia especial.

Deixem as classificações para trás e divirtam-se.

As crianças são demasiado novas para ter preocupações com o resultado final ou com a classificação da equipa, se vão subir ou descer de divisão.

Tem tempo de crescer e ter chatices e preocupações.

Façam a noite do pijama ou o almoço da piza ou quem sabe o banho na piscina com os amigos da equipa. Coisas simples que eles gostam, um lanche simples e deixem-nos correr , brincar… ou… apenas serem felizes!

Este é que deveria ser o balanço de fim de época Desportiva dos vossos filhos.

A felicidade!

Vítor Cacito