O meu nome é Finório… José Maria Finório. Nasci na Freguesia de Entre os Montes, concelho de Freixo de Espingarda a Tiracolo. Fui contrabandista de marmelos do Oeste para o convento de Odivelas. Hoje estou reformado mas continuo a gostar muito de marmelada e por isso fiquei contente quando o Sr. Francisco Godinho me convidou para cronicar semanalmente no Odivelas Noticias. Eu cá acho que não tenho grande jeito para estas coisas mas o Sr. Diretor acha que eu tenho muita piada e diretor é diretor, não acham? Eu cá não sei se tenho piada ou não mas o que sei é que a reforma não chega nem para os alfinetes das fraldas da minha neta Angelina e o que ele me vai pagar sempre compensa o subsídio que emigrou de S. Bento por obra e graça do Senhor dos Passos.

Fartei-me de ver naqueles cartazes grandes de nome em inglês que «Odivelas é terra de Oportunidades» e estava a ver que a minha nunca mais chegava, mas prontos lá chegou e agora vou gastar lápis e lápis e escrever estas crónicas. Espero é que o senhor do computador perceba a minha letra e não vá embaralhar isto tudo quando meter lá no jornal. Não quero confusões, sou pobrezinho mas muito sério. Até já me disseram que eu devia candidatar-me a presidente da junta… Pois mas eu cá não sei!

Talvez até gostasse de ser candidato à Câmara de Odivelas, mas ainda não percebi bem como é que aquilo funciona. A senhora mestrada Susana Amador, coitadita, está sempre a levar “bocas” de todos e mais alguns. Até a senhora doutora Sandra Pereira, que parecia tão amiga dela uma vez que as vi numa pastelaria das Colinas do Cruzeiro, veio agora dizer cobras e lagartos só porque quer o lugar de presidente. Vejam bem que até diz que já tratou da saúde aos odivelenses e que agora vai tratar do resto. Oh doutora se pudesse tratar do meu quintalinho dava-me um grande jeito e eu até que lhe ficava muito agradecido porque com as minhas cruzes mal consigo pegar no sacho e tenho ali um cebolinho e umas couvitas galegas para plantar.

Mas, já me disseram que não é fácil ser candidato. Por um movimento independente dizem que só me safava se tivesse um currículo igual ao do doutor Isaltino ou da doutora Fátima Felgueiras, caso contrário não seria eleito. Por isso nem tento, porque eu nem multas de trânsito tenho quanto mais processos em tribunal.

Por um partido seria mais fácil ganhar, afinal teria as jotas e os aparelhos a puxar pela coisa mas também me disseram que aí é sete cães a um osso e portanto também não me safava a menos que, por exemplo, fosse namorado de um presidente de comissão política distrital ou assim. Como sou muito fiel à minha Etelvina a quem jurei os votos há 50 anos, essa das namoradas também não é solução.

Como, se calhar também o caro leitor, não percebo nada de eleições e as pessoas fazem questão de não me esclarecer. Em 2009 vi um senhor muito elegante ser candidato à freguesia de Odivelas e até o vi ganhar e ser presidente. Nestes anos ouvi cobras e lagartos acerca do senhor e nas notícias das assembleias que li nos jornais até se pedia a sua demissão e dizia-se que até havia investigações da IGAL e do Ministério Público. Bom, o partido desse senhor este ano não o quis e importou da Pontinha o senhor ex-árbitro de futebóis. Até aqui cá o Zé ainda entendia mas depois afinal vejo o senhor ser à mesma candidato só que por outra lista, desta vez pela “Odivelas Merece Mais”. Eh pá é mesmo de baralhar… Mas merece mais o quê? Acusações, investigações? Como eu digo, eleitor sofre.

Para primeira crónica acho que não está mal e espero que o senhor Godinho goste para o Zé não ser logo despedido na primeira semana. Como já disse o pilim faz-me falta e até tenho ali duas receitas para aviar e duas consultas para marcar e a taxa moderadora são cinco euros cada sem desconto por quantidade.

Se quiseram falar com o Zé eu estou sempre disponível e como agora comprei um Tablet até tenho e-mail: ze@odivelasnoticias.pt. Me escreve… Vai!

Prá semana eu volto… ou não.

 

José Maria Finório