É verdade amigos com a chegada do fim de semana vêm também os jogos de fim de semana…

Este fim de semana assisti a 6 jogos de Futebol Formação. É obra, mas «Quem corre por gosto não cansa», lá diz o velho ditado. Mas não é bem assim!

Quem é dirigente desportivo não tem vida própria, prejudicando muito a sua própria família para acompanhar a sua outra família, a desportiva.

Esta é uma paixão que nos alimenta a alma mas consome-nos a vida. Não estou a ser melodramático, é uma consequência de quem quer fazer bem o seu trabalho contribuindo com a sua presença para apoiar os seus atletas e as suas equipas. Pois bem. Sábado 08h00 horas da manhã, chegar ao complexo desportivo do CAC às 8h45 para tirar umas fotos aos miúdos e começar a observar todo o trabalho de uma semana que é colocado em prática em cerca de uma hora.

Primeiro jogo de Benjamins (9,10 anos) e começa o festival com o apito do arbitro.

Alguns são quase do tamanho da bola, que ternura… Golos, muitos golos e tudo a festejar como fazem os grandes.

Os pais rejubilam na bancada com as prestações dos seus petizes.

Os treinadores nervosos dão incansavelmente ordens e correções para dentro de campo aos seus atletas.

Um espetáculo dentro de outro, o jogo em si e as sensações e vindas das expressões dos pais , treinadores e dos suplentes. Uns roem as unhas, outras não param de abanar as pernas ou mexem constantemente no cabelo com o nervoso miudinho, os pais vão animando as prestações dos seus… Lindo, uma verdadeira ternura observar este espetáculo.

O árbitro vai acompanhando o melhor que pode e sabe e vai muito bem explicando algumas das decisões aos pequenos jogadores que por vezes não percebem porquê é que o jogo para…Mais um sorriso, mais uma lembrança de criança e tudo gira na nossa cabeça ao mesmo tempo. O presente que estamos a viver e o passado que nos faz vibrar e tremer, porque o tempo não volta para trás e não poderemos voltar a ser crianças, mas… Podemos ajuda-las a crescer. Essa é a melhor parte! Dar o conselho na hora certa, o passar a mão pela cabeça quando se é substituído e dizer, jogas-te bem! Já voltas a entrar vais ver? Ver aqueles olhinhos tristes na saída mas também radiantes quando voltam ao jogo. Esta é a magia do futebol, a tristeza, a alegria, uma mistura de sensações fortes nunca iguais.

Uma verdadeira maratona de emoções 6 jogos, 5 vitórias e uma derrota, parece que dei sorte… Isto é que é ser pretensioso, a sorte procura-se e dá muito trabalho.

Assisti a 42 golos marcados a nosso favor e a 7 golos sofridos. Muito bom sem dúvida, golos para todos os gostos e feitios mas recordo um golo em especial… Depois de estar a perder por 14 a zero um menino do Caneças marca e muito bem um golo de fora da ária e festeja como se o seu golo fosse decisivo, corre para a baliza trás a bola e coloca-a no centro do terreno como quem diz vamos lá pessoal que ainda nada está perdido. Este é o espírito do verdadeiro desporto, nunca se dar por vencido. Momento mágico, não sei nome do menino mas sei que era o nº 5. Parabéns campeão!

O meu fim de semana desportivo só acabou no Domingo por volta das 17h00 quando acabou o jogo do Campeonato de Promoção de Futebol Feminino que as “minhas meninas” ganharam por um honroso 11-0.

Acabei em grande desta vez e lá fui eu cansado, não, muito cansado e sem almoçar, mas satisfeito por estar presente na hora da vitória e da derrota felicitando de igualmente todos os meus atletas.

Home sweet home!

E, até para a semana.